NOTÍCIAS > Cidade
NOTÍCIAS > CIDADES > Alvorada de Minas
Alvorada de Minas: 60 anos de história
09.03.2023
Mais uma alvorada para nossa cidade
E é no alvorecer dos seus 60 anos que Alvorada de Minas comemora com muita festa e eventos seu aniversário.
Tudo começou nos primeiros anos do século XVIII, com o povoamento da então vila de Santo Antônio do Rio do Peixe, ou simplesmente Rio do Peixe, nos arredores do Serro Frio. A antiga povoação foi elevada a distrito em 1836 e, depois, a freguesia em 1841, tendo como primeiro vigário o Padre Silvério Teixeira Coelho. A paróquia foi construída em 1846 e restaurada em 1857.
Rio do Peixe foi progredindo lentamente e em 1962 foi emancipada, desmembrando-se do Serro e tornando-se sede de município, com a atual denominação de Alvorada de Minas. Com uma área de 374,9 km² e é composto pela sede e pelo distrito de Itapanhoacanga.
O distrito de Itapanhoacanga foi um dos mais ricos garimpos de ouro do Serro Frio. João Simões, antigo negociante do lugar, figurou entre os homens mais abastados da Capitania, em 1746. A Igreja de São José, tombada pelo IPHAN, é um importante exemplar da arte barroca. A construção se iniciou em 1746, havendo registros de reedificações em 1763 e 1771/1787, possuindo bela portada, altares com talhas e uma pintura de lindos painéis no forro com os dizeres: “No ano de 1787, pintou esta igreja Manoel Antônio da Fonseca, por mandado do Capitão José Pereira Bonjardim, que por sua devoção deu as tintas”. Outro importante exemplar barroco é a Igreja de N. S. do Rosário, também com pinturas, provavelmente, do mesmo Manuel Antônio da Fonseca e de algum discípulo do Mestre Ataíde. Itapanhoacanga foi um antigo pouso da Estrada Real, que ligava o Serro Frio a Ouro Preto, passando por onde hoje se encontra a rua principal do distrito. Por lá transitaram governadores, tropas,