Atenção para as orientações da Secretaria Municipal de Saúde


16.02.2023

Apesar de acontecerem ao longo de todo o ano, os acidentes causados por animais peçonhentos são mais frequentes durante o período chuvoso e quente.

Eles ocorrem mais frequentemente com cobras, escorpiões, aranhas, lagartas, lacraias, abelhas e vespas, que se abrigam tanto em áreas urbanas quanto rurais, podendo ser encontrados nas proximidades das casas, jardins e parques.

Dependendo do tipo do animal e do tempo para atendimento médico adequado, alguns casos podem levar à morte.

Fiquem atentos e procurem o posto de saúde mais próximo se algum acidente com animais peçonhentos acontecer!

Orientações

  • Se encontrar animais peçonhentos em qualquer situação afaste-se com cuidado. Evite assustar ou tocar os animais, mesmo que pareçam mortos.
  • Caso acontença um acidente com um animal peçonhento é muito importante que as pessoas saibam como proceder.
  • Diferente do que se costuma ouvir, não se deve amarrar o local do ferimento, isto pode causar necrose e não evita a disseminação do veneno.
  • Fique atento: em caso de ocorrência de acidentes, mantenha a calma; evite movimentos desnecessários; mantenha o membro acometido mais elevado em relação ao restante do corpo; lave o local da picada apenas com água ou com água e sabão; dê bastante água à vítima para manter a hidratação; e procure um atendimento médico o quanto antes.

Dicas

  • Cuidado com a limpeza são fundamentais para evitar acidentes com cobras, aranhas, escorpiões e lagartas.
  • Antes de calçar sapatos e botas tenha cuidado, uma aranha ou pequena cobra pode estar escondida lá dentro.
  • Antes de deitar numa rede é bom sacudir pra ver se não tem nenhum animal escondido.
  • Evite encostar a cama ou berços na parede ou deixar colchas e lençóis tocando o chão, pois escorpiões e aranhas podem utilizá-los como apoio para subir.
Voltar
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.