Por uma mineração consciente e inclusiva
16.02.2023
Por dentro da Mineração
A mineração é a única atividade econômica que pode mudar em um curto espaço de tempo a realizada social e econômica de um município.
Uma das contrapartidas da mineração é o trabalho na área ambiental. Os programas premiados no Brasil e no mundo, em sua grande maioria, são projetos elaborados e sustentados por mineradoras.
A mineração é um suporte financeiro e econômico para o país. No caso de Minas Gerais, a atividade se torna grande protagonista nesse contexto, em função do potencial do solo nacional, caracterizado por seu diferencial e riqueza. A mineração é um dos setores básicos da economia brasileira e principalmente a mineira.
Mineração e economia
No equilíbrio econômico, a atividade de extração de minérios equilibra os índices de crescimento nacionais. Isso porque o minério de ferro é uma das principais commodities que o Brasil exporta. A alta dos preços de minério e os sucessivos recordes de produção contribuiu para o aumento do valor das exportações nacionais.
Mineração e o social
A extração de minérios está associada em maior ou menor grau com todos os fenômenos sociais e tem vínculo com praticamente todas as questões de crescimento e desenvolvimento do país.
A mineração contribui para a criação de inúmeros empregos diretos e indiretos, justamente por oferecer matéria prima para variados tipos de indústria. Afinal, o que seria das indústrias montadoras de veículos sem o aço, o vidro e os derivados do petróleo, matérias que provém diretamente da mineração?
Mineração e o mercado de trabalho
É justamente essa relação indireta com outras indústrias que torna a extração de minérios uma das principais fontes de geração de empregos. Um estudo realizado pela empresa de consultoria PriceWaterhouseCoopers entre os fornecedores de equipamentos à mineração na Província de Ontario, no Canadá, revelou que somente o setor gera 40.960 mil empregos diretos e 27.471 mil indiretos, pagando US$4,6 bilhões em salários.