A Associação dos Municípios do Médio Espinhaço (AMME) tem nova diretoria
22.01.2018
Em reunião realizada no dia 3 de janeiro, a AMME elegeu sua nova diretoria e aprovou as contas do exercício de 2017
Com a importante missão de cooperar com o desenvolvimento sustentável dos municípios da Microrregião do Médio Espinhaço, a AMME vem dando sequência ao trabalho de valorizar os potenciais e as características de cada município que a integra, promovendo o conhecimento pelo estímulo às iniciativas empreendedoras e associativistas. Sendo uma instituição microrregional, ela é reconhecida pelo trabalho de base no fomento das políticas públicas para os municípios associados.
E foi nesse mesmo clima que ela elegeu sua nova diretoria, reconduzindo à presidência o prefeito de Conceição do Mato Dentro, o dinâmico prefeito José Fernando Aparecido de Oliveira, e assim ficou composta a sua diretoria: 1º vice Presidente: Nelmar de Morais Franco; 2º vice: Guilherme Simões Neves; Conselho Fiscal Titular: Geraldo Adilson Gonçalves, Raimundo Meneses de Carvalho Filho e Jorge Antônio de Sá; Suplentes: José de Matos Vieira Neto, André Ferreira Torres e Ronaldo Agapito de Sá; Conselho de Máquinas Vitor Hugo Ferreira dos Santos; Secretaria Executiva: Fernanda Carolina Dias dos Santos.
A reunião foi realizada no dia 03 de janeiro de 2018, na sede da AMME, no município de Conceição do Mato Dentro.
Contas Aprovadas
Em reunião realizada no dia 19 de dezembro, presidida pelo presidente José Fernando, estiveram presentes ainda os prefeitos Nelmar de Morais Franco, de Congonhas do Norte; André Ferreira Torres, de Santana do Riacho; José de Matos Vieira Neto, de Morro do Pilar; Ronaldo Agapito de Sá, de Passabém; Guilherme Simões Neves de Serro; Jorge de Sá, de Santo Antônio do Rio Abaixo, Elisangela Ribeiro Vieira, Chefe de gabinete, representando o prefeito de Dom Joaquim, Geraldo Adilson Gonçalves, e Erinélia Gonçalves Braga, Gestora de Convênios, representando o Sr. Vítor Hugo Ferreira dos Santos, prefeito de Alvorada de Minas.
A pauta da reunião foi a apresentação dos serviços da equipe técnica, pela Secretária Executiva, Fernanda Santos. A apresentação do balanço financeiro e patrimonial, feita pela contadora Antônia Costa. Houveram ainda os esclarecimentos sobre a licitação para recuperação dos créditos do FUNDEF e reiterada cobrança de informações e Relatório de Gestão da Iluminação Pública, ambos apresentadas pela Assessora Jurídica, Hilda Cintra.
A Secretária Executiva Fernanda Santos pontuou os serviços realizados pela equipe e contratados, que merecem destaque, sendo: Serviços do Geólogo Marcos Vinicios Cardoso para Congonhas do Norte; Serviços prestados pela Engenheira Ambiental Fernanda de Melo Mota para os municípios de Ferros, Morro do Pilar, Congonhas do Norte, Alvorada de Minas, Dom Joaquim e Conceição do Mato Dentro. Serviços da empresa Projeta para Ferros (fiscalização da reconstrução da ponte pênsil, para Passabém, projetos de muro de contenção, ponte e sondagem do aterro e para Alvorada de Minas, projeto da ponte da comunidade da Rocinha. A empresa já apresentou orçamento para elaboração de projetos para os municípios de Serro, Morro do Pilar e Alvorada de Minas. Serviços de assessoria técnica e ambiental da Engenheira Ambiental Mônica de Resende Ferreira para o Município de Conceição do Mato Dentro; Serviços do topógrafo Edgar Silva de Souza para os municípios de Alvorada de Minas, Congonhas do Norte, Dom Joaquim, Ferros, Morro do Pilar, Passabém e Santo Antônio do Rio Abaixo. Serviços da geógrafa Renata Cristina Custódio Ferreira para o município de Conceição do Mato Dentro, site da AMME/CIMME; Relatório dos processos licitatórios realizados pela Dra. Hilda Cintra, serviços contínuos para a AMME, cursos e capacitações, serviços contínuos para o CIMME, defesa judicial e formatação do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Espinhaço – CISAME e outros serviços realizados para os municípios de Conceição do Mato Dentro, Congonhas do Norte, Itambé do Mato Dentro, Morro do Pilar, Serro e Dom Joaquim.
Além desse pontos, foram apresentados os relatório dos serviços da estagiária Anna Lua Bonfim, sobre a situação dos contratos de manutenção de Iluminação Pública.
Dando sequência à reunião, a contadora Antônia Costa apresentou o relatório da estrutura administrativa e operacional da instituição que conta com 14 (quatorze) colaboradores e 2 (duas) assessorias, composta também com uma equipe administrativa e uma equipe operacional de campo.
Na sequência a advogada Hilda Cintra ressalvou a ausência de informações para realização da licitação na modalidade concorrência para recuperação dos créditos do FUNDEF e comunicou que irá a cada município em janeiro deste ano, para obter as referidas informações necessárias ao certame. Complementou pela necessidade de cumprimento das diretrizes da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEL quanto aos contratos de manutenção e expansão/eficientização de iluminação pública, reiterando a vinculação das receitas das contribuições de I.P. dos cidadãos ao cumprimento das obrigações contratuais advindas da terceirização dos serviços de manutenção.
A prestação de contas da AMME foi aprovada unanimemente pelos prefeitos associados.
Autoridades
Presentes à reunião, presidida pelo atual presidente da AMME, o prefeito de Conceição do Mato Dentro, José Fernando Aparecido de Oliveira, os também prefeitos Nelmar de Morais Franco, de Congonhas do Norte; André Ferreira Torres, de Santana do Riacho; José de Matos Vieira Neto, de Morro do Pilar; Ronaldo Agapito de Sá, de Passabém; Guilherme Simões Neves, de Serro; Jorge de Sá, de Santo Antônio do Rio Abaixo, representando o prefeito de Dom Joaquim, Geraldo Adilson Gonçalves, a Chefe de Gabinete, Elisangela Ribeiro Vieira e Erinélia Gonçalves Braga, Gestora de Convênios, representando Vítor Hugo Ferreira dos Santos, prefeito de Alvorada de Minas.
Na oportunidade José Fernando entregou ao prefeito José Miguel de Sá uma placa com os seguintes dizeres: “JOSÉ MIGUEL DE SÁ, que seu exemplo de honestidade, seriedade e competência inspire os homens públicos de nossa região. Receba esta homenagem, símbolo do reconhecimento da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Espinhaço – AMME e da nossa eterna admiração! Conceição do Mato Dentro, 4 de maio de 2017. José Fernando Aparecido de Oliveira Presidente da AMME – CIMME”.
Outro homenageado do encontro foi o pai do Prefeito de Congonhas do Norte, Nelmar de Moraes Franco, o ex-Prefeito José Alves Franco, conhecido como “Zé Raimundo”, impossibilitado de comparecer à reunião por motivo de saúde A em sua homenagem foi entregue ao Prefeito Nelmar, contendo os seguintes dizeres: “JOSÉ ALVES FRANCO, seu nome é uma legenda na história do município de Congonhas do Norte e da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Espinhaço - AMME. Receba esta homenagem, símbolo do nosso reconhecimento e eterna admiração! Conceição do Mato Dentro, 4 de maio de 2017. José Fernando Aparecido de Oliveira - Presidente da AMME – CIMME”. O Prefeito Nelmar agradeceu em nome do seu pai.
Depoimentos
Para seu presidente, José Fernando, “a AMME vem integrando os municípios e a vida nas cidades do Médio Espinhaço. É de suma importância a ampliação de suas atividades junto aos municípios, pois isso reflete diretamente e diariamente na vida de seus habitantes”.
Para Jorge de Sá, prefeito de Santo Antônio do Rio Abaixo, a “Associação tem trazido benefícios aos municípios. No caso da minha cidade foi beneficiada com a parceria na utilização de maquinário pesado e na área de iluminação pública. Fazendo melhor a vida de todos os habitantes de Santo Antônio do Rio Abaixo.
Já Ronaldo Agapito de Sá, prefeito de Passabém, cidade com aproximadamente dois mil habitantes, a parceria com a AMME, tem sido benéfica para toda sua população. “O aluguel das máquinas pesadas e caminhões com 50% de desconto do que o preço de mercado tem ajudado muito. Além disso, a ajuda no setor de engenharia e cursos de aperfeiçoamento de pessoal tem sido de grande valia para todos nós”.
Morro do Pilar também tem se beneficiado da parceria com a AMME. Para o prefeito José de Matos Vieira Neto, “além de diminuir o custo operacional em obras, os municípios ganham assessoria em projetos e atenção ao Meio Ambiente”. Outro fator destacado por José Matos foi o “fortalecimento desses municípios no que diz respeito à mineração. A união em torno da AMME dá voz ativa no enfrentamento junto às empresas do setor que atuam na região”. O prefeito de Morro do Pilar destacou também a importância de, futuramente, a associação vir a adquirir um compactador e construir uma usina de asfalto, o que com certeza irá ajudar ainda mais os associados.
A igualdade no tratamento e equilíbrio na utilização de recursos é na opinião de Guilherme Simões Neves, prefeito de Serro, “as principais virtudes da AMME, usando a sua estrutura, são as condições especiais de atualização, interação e troca de informações entre os municípios o que propicia práticas bem sucedidas”. André Ferreira Torres, de Santana do Riacho, reconhece que a AMME tem ajudado muito seu município com máquinas e assessoria jurídica nas questões envolvendo sua cidade. O prefeito de Congonhas do Norte, Nelmar de Morais Franco, diz que seu município tem feito uso do serviço de topografia da AMME, com bons resultados.
Ao fim da reunião, prefeitos e funcionários da AMME participaram de um almoço servido na Pousada do Baú, de propriedade do casal Geraldo Afonso Costa Lima e Leila, em Conceição do Mato Dentro, com a boa e velha comida mineira.
Na oportunidade ocorreu uma singela homenagem aos servidores da AMME e todos os prefeitos, que receberam uma cesta de lembrança no evento final do ano de 2017.
Marcelo Devanir - Jornalista
Olho “A AMME vem integrando os municípios e a vida nas cidades do Médio Espinhaço. É de suma importância a ampliação de suas atividades junto aos municípios, pois isso reflete diretamente e diariamente na vida de seus habitantes”
José Fernando Aparecido de Oliveira