Céu Aberto Mineração - Por dentro da Mineração
17.11.2022
O IDH – Índice de Desenvolvimento Humano – das cidades mineradoras é, em média, mais elevado do que as cidades vizinhas de sua região, mesmo quando estão localizadas longe de outros centros urbanos
A mineração é responsável por um legado de desenvolvimento social e tecnológico, além da contribuição para arrecadação tributária e empregos.
Em relação à geração de empregos, de acordo com dados do Ministério da Economia, Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, o setor extrativo mineral foi responsável por 180.385 empregos diretos em setembro de 2020, quando o país vivia em plena epidemia.
Além disso, a área movimenta outros serviços essenciais. A mineração é responsável por quase 5% do PIB nacional e oferece produtos para variados tipos de indústria como siderúrgicas, fertilizantes, petroquímicas e metalúrgicas, além de insumos diretamente ao agronegócio.
A importância da mineração na economia brasileira
A atividade de extração de minérios está presente no Brasil desde a sua colonização, ela equilibra os índices de crescimento nacionais, levando o investimento e o desenvolvimento nos mais distantes rincões do País. O recorde de superávit na balança comercial brasileira é resultado da mineração. A alta dos preços dos minérios e os sucessivos recordes de produção nos últimos dois anos contribuíram para o aumento do valor das exportações.
Além de atrair investimentos nacionais e estrangeiros, a mineração contribui para a geração de empregos diretos e indiretos, incluindo os setores abastecidos por ela. É justamente essa relação indireta com outras indústrias que torna a extração de minérios uma das principais fontes de geração de empregos. Necessária ao desenvolvimento econômico do mundo, consiste nos processos de pesquisa, exploração, extração e beneficiamento de minérios.