Ecoturismo é a indústria do presente


José Fernando Aparecido de Oliveira é prefeito de Conceição do Mato Dentro

22.01.2018

Aos poucos, Minas Gerais vai recuperando o outrora propalado título de Estado Nacional do Ecoturismo. A tricentenária cidade de Conceição do Mato Dentro deu um passo importante nesse sentido no mês de dezembro, quando foram inauguradas as trilhas das cachoeiras do Tabuleiro e Rabo de Cavalo, sendo, a primeira, a cachoeira mais alta de Minas. As trilhas agora darão segurança e estrutura na recepção e deslocamento dos turistas que querem conhecer as maravilhas de Conceição e de Minas bem de perto.

As cachoeiras do Tabuleiro e Rabo de Cavalo estão localizadas no Parque Estadual da Serra do Intendente, distantes 11km uma da outra, em estrada de terra e de fácil acesso. As duas trilhas de 2,5km passaram por obras e adequações, como escadas para os grandes desníveis, corrimãos, pequenas pontes, mirantes e deques em locais estratégicos, garantindo assim a acessibilidade para os turistas, de todas as idades. Todo o projeto contou com investimentos da ordem de R$ 1 milhão, em parceria da Prefeitura Municipal, IEF e a empresa Anglo American.

Para a construção das trilhas foi feito um longo trabalho de inserção e participação das comunidades que vivem em seu entorno, o que facilitou e dinamizou toda a obra. Entendemos que o turismo é a grande indústria limpa deste século, tendo uma cadeia produtiva enorme, que passa por vários estágios, desde a recepção ao turista, com a hotelaria, passando por restaurantes, comércio, guias de turismo, entre muitos outros. Sendo assim, o turismo é o grande fator de inclusão social, econômica e cultural para todos que vivem em áreas de grandes atrativos naturais, como é o município de Conceição, pertencente à Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais.

Visando isso, estamos estruturando a "Rota das 10 Cachoeiras", que é formada por trechos de estrada de terra e trilhas, totalizando 28Km, que percorrerá as cachoeiras mais bonitas do município. O roteiro começa na comunidade quilombola de Três Barras e margeia o Parque Estadual Serra do Intendente e o Parque Natural Municipal do Tabuleiro. O caminho poderá ser percorrido de “bike”, carro, a pé ou a cavalo, atendendo a perfis diferentes de usuários, que podem optar por fazerem o trajeto em etapas de um, dois ou mais dias.

Todo esse roteiro está sendo construído com o envolvimento direto das comunidades, que ao longo do trajeto de 28km poderá apresentar aos turistas suas preciosidades, como por exemplo os alambiques que estão situados às margens do caminho, as fábricas de farinhas, queijos, os artesanatos existentes em cada localidade, os doces, além dos pontos de apoio, como restaurantes, bares e pousadas.

Entendemos que é com suas peculiaridades locais que Minas Gerais será novamente o grande Estado do ecoturismo e do turismo de aventuras. Aqui temos parques ecológicos estaduais e federais com a maior concentração de belezas no Brasil. É necessário implantar projetos e programas para transforma-los em verdadeiros instrumentos de desenvolvimento do turismo, aliando preservação e geração de riquezas.

Voltar
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.