Serro, um patrimônio nacional!
22.01.2018
Parabéns: 304 anos Construindo história
São 304 anos de história, glórias e um belo conjunto arquitetônico que lhe renderam o título de primeiro município do país a ser tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, isso em 1983
Mas não é só o patrimônio histórico, com seu casario antigo, igrejas e museus de artes sacras que encanta no Serro. Com uma geografia que favorece, na região há várias cachoeiras, sendo muitas de fácil acesso. Quem quiser um pouco mais de aventura e exercitar-se, há também opções como a Cachoeira do Tempo Perdido, no distrito de Capivari, considerada a mais bela da região.
Outro grande atrativo do Serro e seu queijo, uma das referências do Patrimônio Imaterial da Cultura. O Processo Artesanal de Produção do Queijo do Serro é reconhecido, em níveis estadual e nacional, pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, IEPHA-MG, e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN.
Situada no centro-nordeste de Minas Gerais, na região central da Serra do Espinhaço, Serro fica a 240 quilômetros de Belo Horizonte, sendo uma importante cidade do Caminho dos Diamantes e da Estrada Real, uma herança das minas que atraíram os bandeirantes paulistas e nordestinos no século XVIII.
Muitas foram às restrições impostas à exploração de ouro na comarca. Após o descobrimento dos diamantes é determinada a criação da Casa de Fundição, para onde toda a produção aurífera da região passaria a ser encaminhada. Mas, apesar de todas as regras impostas, muitos aventureiros ganharam contrabandeando ouro e diamante.
"Muito além dos minerais ou de qualquer outra coisa, as maiores riquezas do Serro continuam sendo seus filhos. À sombra do Itambé e das montanhas frias de Minas se formou uma singular sociedade... Ali, uma plêiade de personagens históricos se formou...”, os quais homenageamos na figura de seu filho ilustre Teófilo Otoni - "O homem mais popular do Brasil", "O Ministro do povo", "Uma vida inteira defendendo a liberdade", "Um homem que jamais abdicou da luta contra toda forma de opressão", estas são algumas das referências mais comuns feitas a Teófilo Otoni. Nascido em 27/11/1807, na Vila do Príncipe, notabilizou-se como um dos principais precursores da República e por uma vida dedicada integralmente às reformas democráticas do estado brasileiro.Em 1831, liderou a insurreição dos serranos contra os desmandos de D.Pedro I, até sua abdicação.
São muitos os filhos ilustres de Serro. Aqui escolhemos um para representar tantos e tantos personagens que fizeram a história dessa cidade, mas teríamos que encher todas as páginas dessa edição. Pedimos desculpas àqueles que deixamos de fora desse texto.
Somos o Jornal Vila do Príncipe, nome sugerido pelo dr. José Monteiro, outra figura importante na história de Serro e, prontamente aceito por nós. Uma homenagem à povoação surgida em 1701 que em 1714 é elevada a vila e município com o nome de Vila do Príncipe. Sentimos orgulho de ter nascido nessa cidade, rodeada por serras, morros, rios, cachoeiras e história.
Parabéns Serro, 304 anos.
Marcelo Devanir – Jornalista
Fonte de pesquisa: Blog Guia do Serro/ mochilabrasil.uol.com.b/ pt.wikipedia.org/ guiadoturismobrasil.com