Sabinópolis faz mutirão para combate ao Aedes aegypti e Aedes albopictus.


Foto: ASCOMPMS/DIVULGAÇÃO

12.12.2017

A Dengue é uma doença febril aguda, que pode apresentar um amplo quadro clínico: enquanto a maioria dos pacientes se recupera após evolução clínica leve e autolimitada, uma pequena parte progride para doença grave. É uma doença viral transmitida por mosquito, que se espalha mais rapidamente no mundo, sendo a mais importante arbovirose que afeta o ser humano, constituindo-se em um sério problema de saúde pública no mundo.

Esta doença ocorre e propaga-se especialmente nos países tropicais e subtropicais, onde as condições do meio ambiente favorecem o desenvolvimento e a proliferação do Aedes aegypti e Aedes albopictus.

Nos últimos 50 anos, a incidência aumentou 30 vezes expandindo-se para novos países e, para pequenas cidades e áreas rurais. Estima-se que 50 milhões de infecções por dengue ocorram anualmente e, que aproximadamente 2,5 bilhões de pessoas vivem em países onde a dengue é endêmica.

Em 2017 foram registrados no Brasil 214 mil 990 casos prováveis de Dengue até o momento. Minas Gerais registrou 27 mil 811 casos suspeitos. Desses, 13 casos vieram a óbito e outros 12 seguem em investigação.

Em relação à Febre chikungunya, nesse ano foram notificados no país 167 mil 813 casos. Minas Gerais registra 17 mil 043 casos prováveis da doença e 11 óbitos confirmados. Outros 11 óbitos suspeitos estão em investigação.

Já com relação à febre pelo Zika Vírus foram registrados 15 mil 518 casos prováveis. Desses foram notificados 729 casos prováveis em Minas Gerais, em 2017. 

O município de Sabinópolis registrou no ano passado, 136 casos suspeitos de dengue sendo 13 com resultado positivo e nenhum óbito. Já em 2017 foram identificados 320 focos positivos para o Aedes aegypti. Não foi notificado nenhum caso de Febre chikungunya. Dois casos estão sendo investigados pela infecção do vírus Zika.

Com a situação epidemiológica preocupante do país e, com o início do verão e o retorno do período de chuvas, a Prefeitura Municipal de Sabinópolis realizou no início desse mês um mutirão de limpeza comunitária através da Secretaria de Saúde com apoio da Infraestrutura.  O caminhão da coleta de lixo passou pelas ruas dos bairros Operários, Boa Vista, Cruzeiro, Populares Novas e Velhas, Monsenhor Amantino, Alenir de Pinho, Centro, Euxenita e Quilombo,  recolhendo latas, garrafas pneus, potes, etc., que estavam nos quintais acumulando água. Objetivo do mutirão foi a eliminação de focos do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

Fonte: ASCOM PMS

Voltar
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.