HISTÓRIAS VIVIDAS E CONTADAS DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO: CONCEICIONENSE LANÇA LIVRO COM APOIO DA PREFEITURA
29.04.2022
Já imaginou ler as histórias fixadas nas memórias de Conceição do Mato Dentro, que testemunhou a realidade do Brasil desde o século XVIII? Bom, é nessa linha do tempo que se baseia o livro Histórias Vividas e Contadas de Conceição do Mato Dentro, da autora conceicionense Flávia Lages, com produção executiva da Agroflor Engenharia e Meio Ambiente e apoio da Anglo American e Prefeitura de Conceição do Mato Dentro. A obra foi lançada na noite da última quarta-feira (27/04), no Mercado Municipal Maurílio Lages.
O livro é um convite para mergulhar na experiência emocionante e, ainda por cima, exalta os encantos da cultura e da arte, os deliciosos aromas e sabores, bem como a marcante presença da fé, dos ritos e das brincadeiras passadas de geração em geração.
São sete capítulos que reúne várias características num livro só. Histórias, receitas, músicas e contos são apenas alguns dos pontos abordados nessa obra, que é capaz de resgatar lembranças adormecidas em nossas mentes.
Foi como boa mineira que adora um ‘dedo de prosa’ que Flávia se empenhou e não desistiu de acreditar que este projeto _ que levou mais de 10 anos para ficar pronto _ se tornaria, de fato, real. “Acredito que uma cidade é muito mais que ruas, praças, casas, prédios... Ela é feita das muitas memórias particulares que podem se perder, se o registro da grandiosa memória coletiva’ não for feito. Por isso, o trabalho do historiador é essencial, pois ele é o ouvinte interessado e curioso que sente prazer quando ouve e registra tudo que está, aparentemente, esquecido. Somente o registro das histórias particulares tão carregadas de sentimentos, pode formar esse grande ‘painel’ de memórias que juntas nos mostram toda a riqueza desta cidade que amo: Conceição do Mato Dentro”, registrou.