Prefeitos se unem para cobrar repasse de recursos
14.11.2017
O Prefeito Toninho se reuniu no dia 24 de outubro com outros Prefeitos e entidades municipalistas na cidade de Montes Claros, na sede da AMAMS (Associação dos Municípios da Área Mineira da SUDENE) para a criação de pauta de reivindicação junto ao Governo Federal e Estadual.
Na reunião, os prefeitos participantes se uniram para cobrar do Estado e União o repasse de recursos que está retido, ou liberado de forma insuficiente.
As entidades participantes, de forma inédita, foram a Associação dos Municípios da Área Mineira da SUDENE (AMAMS), Associação dos Municípios do Baixo Jequitinhonha (Nova AMBAJE), Associação dos Municípios do Médio Jequitinhonha (AMEJE), Associação dos Municípios do Alto Jequitinhonha (AMAJE), Associação dos Municípios do Mucuri (AMUC), Associação dos Municípios do Médio Rio das Velhas (AMEV) e Associação dos Municípios do Médio São Francisco (AMMESF), além da Associação Mineira de Municípios (AMM) e a Confederação Nacional de Municípios (CNM).
Na pauta do debate com os prefeitos, foram tratados: o atraso no repasse pelo Estado dos recursos aos municípios, dificultando o atendimento à população em vários setores, como o transporte escolar, onde já são quatro meses atrasados; na saúde, com vários meses de atraso e até na assistência social, onde já se completaram três meses sem o repasse do piso mineiro. A União não tem atrasado, mas vem repassando valores abaixo do necessário.
Por essas e outras razões, foi decidida a realização de protestos nos dias 6 de novembro em Belo Horizonte e 22, em Brasília, para pedir socorro ao Governo. De imediato, requerem o repasse de 1% de ajuda financeira, para possibilitar o fechamento das contas anuais sem maiores problemas. Outra situação ponderada foi a constatação da interferência excessiva do Ministério Público, que tem cobrado algumas ações dos prefeitos, sem apontar como obter os recursos financeiros para tal, assim como do Tribunal de Contas de Minas Gerais, que com as novas normas, poderá punir os prefeitos mesmo com eles cumprindo os 25% de investimentos dos recursos na educação.
Apesar das dificuldades financeiras enfrentadas pelo município de Gouveia o Prefeito Toninho não tem medido esforços na busca de recursos e soluções para enfrentar essa situação. Ele diz que conta com o apoio e compreensão de todos os munícipes, para continuar avançando e promovendo as mudanças que têm mudado a cara da cidade, mesmo diante desse cenário econômico-financeiro extremamente desfavorável.
Fonte: Site da Pref. Munic. de Gouveia