Serro recebe a exposição fotográfica Serro sem Retoque
10.02.2022
Serro recebe a exposição fotográfica “Serro sem Retoque”, por Félix Tolentino, e ofertada pela Associação Amigos do Serro - AASER
A Exposição é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a AASER. E está aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, no prédio da Câmara Municipal de Serro.
Félix Tolentino fotografa e filma o Serro. Recorta e recolhe imagens como páginas de um livro sem fim de memórias. Ele e a cidade, em íntimo colóquio, trocam segredos: o Serro revela, na poesia do olhar, a sua história mais sentida, e o fotógrafo apaixonado capta a alma serrana irisada na paisagem.
Entre o Itambé e a Pedra Redonda, aninhou-se nas montanhas o arraial pioneiro do Bom Retiro do Serro Frio, elevado em 1714 à dignidade de Vila do Príncipe e em 1838 à de Cidade do Serro.
O fundador foi o bandeirante Antônio Soares Ferreira. Polo irradiador da ocupação do Nordeste e do Norte de Minas Gerais, no ciclo do ouro e dos diamantes, Serro tornou-se um centro exuberante da civilização mineira e guardião de suas tradições.
A Comarca do Serro do Frio foi das mais populosas do Brasil antigo. Terra de gente culta e requintada, Serro acolhia com fina hospitalidade e vestia-se elegantemente, conforme registro do naturalista francês Auguste Saint-Hilaire, em 1818. Ele observou o casario disposto em forma de anfiteatro, os jardins entre as casas, as igrejas disseminadas e “o aspecto muito agradável” do conjunto.
Fonte: www.museuinimadepaula.org.br