Presença de dois ministros do Governo Federal coloca fim ao isolamento histórico do Vale do Jequitinhonha
14.01.2022
Debaixo de muita chuva e ruas e avenidas cheias de lama, os ministros Rogério Marinho (MDR) e Flávia Arruda (Ministra da Secretaria de Governo) conheceram de perto os prejuízos causados pelas fortes chuvas que atingiram perto de 70 municípios mineiros. A maior parte no norte e no baixo Jequitinhonha. A visita foi no último dia 03 de janeiro nas cidades de Almenara e Salinas.
A vinda histórica de dois representantes do primeiro escalão de Brasília foi cobrada e articulada pelo senador Carlos Viana. “A visita dos ministros coloca fim ao isolamento histórico que sempre prejudicou o povo do Jequitinhonha. Já foram autorizados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) R$ 47 milhões para Minas Gerais. A maior parte dos recursos são de socorro e assistência”, explicou o senador.
Carlos Viana informou ainda que o Governo Federal também prepara uma Medida Provisória (MP) no valor de R$ 700 milhões para ajudar as prefeituras e a população de Minas Gerais e da Bahia. A Defesa Civil Nacional já reconheceu a situação de emergência em 65 municípios e distritos mineiros.
Esse reconhecimento permite que as cidades atingidas por desastres naturais possam solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada, o restabelecimento de serviços essenciais e a reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados pelo desastre.
O senador Carlos Viana acompanhou de perto as reuniões dos ministros Rogério Marinho e Flávia Arruda com os prefeitos.
“Me sinto feliz em também ter sido o primeiro parlamentar a entregar máquinas e equipamentos de infraestrutura para as cidades do Vale do Jequitinhonha. Tratores e caminhões que estão sendo utilizados para reconstruir as cidades destruídas pelas chuvas. Estamos fazendo justiça ao Vale do Jequitinhonha”, ressaltou o senador Carlos Viana.