Alvorada de Minas inicia o ano de 2022 fazendo história, com a primeira mulher Presidenta da Câmara dos Vereadores do município


Parte da equipe representante do Poder Legislativo Da esquerda para direita: Cleber, Ivan, Renato, Fábio Júnior, Claudiane, Renilson, José Odair e Vander Lúcio.

12.01.2022

Alvorada de Minas iniciou o ano de 2022 com um acontecimento inédito na Política Municipal, temos, hoje, a primeira mulher Presidenta da Câmara dos Vereadores, um marco histórico.

É perceptível que a participação da mulher no cenário político nacional ainda possui grande desigualdade. No entanto, ao passar dos anos isso vem mudando, mesmo que em passos lentos. Tal representatividade é fundamental para enfatizar as lutas das mulheres, principalmente no contexto em que há muito preconceito, exclusão e violência, além de fortalecer a democracia.

Nesse contexto, o município de Alvorada de Minas tem se destacado com a participação feminina na política local e demostrando que o “lugar da mulher é onde ela quiser”. Na noite do dia 03/01/2020, ocorreu a Cerimônia de Posse da Nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Alvorada de Minas – Legislatura 2022. Na cerimônia solene, foi empossada a PRIMEIRA PRESIDENTA MULHER DA CAMARA MUNICIPAL DE ALVORADA DE MINAS, a Sra. Claudiane Gonçalves de Pinho dos Santos (Presidenta), Sr. Fabio Junior Simões Pimenta (Vice-Presidente), Sr. Renilson Aparecido de Miranda (1º Secretário) e Sr. Renato Junior de Oliveira (2º Secretário). 

A Sra. Claudiane Gonçalves, ressaltou em seu discurso que deseja agregar positivamente no desenvolvimento do Município, desempenhando os trabalhos com seriedade, ética, humildade, transparência e respeito. A Presidenta também pontuou sobre a importância da participação da mulher na política. Tal engajamento, se torna essencial não apenas como forma de igualdade na ocupação política na Câmara, mas também como a oportunidade de dar maior visibilidade a situação das mulheres de nosso munícipio, buscando desenvolver políticas públicas que promovam a igualdade de gênero, bem como o aprofundamento de questões que ameaçam a dignidade das mulheres. 

Participação da mulher na política cresce, mas ainda é desafio

No Brasil, a representação política das mulheres saltou de 10% para 15%; popularidade baixa vem carregada de estigmas de décadas. Há exatos 37 anos, o Brasil passou por um processo de redemocratização e, mesmo depois de tantos anos e mudanças, as mulheres ainda não ocupam cargos políticos com a proporção devida. Elas representam aproximadamente 52% da população do país, mais da metade, mas a sua participação na política não chegava a 10%, de acordo com os dados compilados pela União Interparlamentar, que têm como base as informações fornecidas pelos parlamentos nacionais.

Nas eleições recentes, o percentual da participação da mulher na política aumentou, mesmo com a dificuldade que encontraram dentro do partido para terem suas campanhas financiadas. Segundo levantamento feito pela Campanha Libertas, que tinha como intuito dar visibilidade às candidaturas das mulheres, quase metade das candidatas mineiras não foram contempladas com recursos de seus partidos para realização de suas campanhas. O balanço feito mostra que apenas 53% delas receberam verbas dos diretórios estaduais ou nacionais das siglas.

Na corrida para a eleição 2018, a candidatura de mulheres para os cargos de deputados (as) estaduais e federais representaram 30%. Para o senado, governo de estado e presidência da república, o número foi ainda menor. Apenas 16% das candidaturas eram femininas.

posse-1

Presidenta Claudiane e o Prefeito Valter

posse-2

Mesa Diretora. 
Da esquerda para direita:  Renato, Fábio Júnior, Claudiane e Renilson

posse-4

Assinatura do termo de posse: Primeiro Secretário Renilson

posse-5

Assinatura do termo de posse: Vice Presidente Fábio Júnior 

posse-6

Assinatura do termo de posse: Segundo Secretário Renato 

posse-7

Assinatura do termo de posse: Presidenta Claudiane

Voltar
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.