Serro enfrenta grave crise hídrica em 2021


22.11.2021

O município de Serro enfrentou em 2021 uma de suas piores crises hídricas nos últimos anos

Em dados divulgados no relatório do Monitoramento das Secas do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – Cemaden - de 18 de outubro, essa é a pior crise hídrica do Brasil nos últimos 91 anos.

Em território serrano, a administração municipal vem se esforçando para combater a escassez hídrica que vem afligindo todo o território do município, tanto na sede quanto nas comunidades rurais. O município do Serro vem sendo assolado, ao longo dos anos, por diversas crises hídricas e que vem sendo agravado, ano após ano.

Visando amenizar os efeitos da falta de água, tanto para abastecimento das residências quanto para o cultivo pelos agricultores familiares, a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária e a Secretaria de Obras, Transportes, Urbanismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável tem trabalhado incansavelmente para suprir as necessidades das Comunidades. Nos últimos meses, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, a prefeitura do Serro destinou aproximadamente 13 mil metros de tubos d’água para substituição ou implantação de sistemas de captação e distribuição de água em diversas comunidades da zona rural serrana.

Ao todo, até o momento, foram atendidas com a doação de tubos, 19 comunidades do município: Comunidades Quilombolas de Serra da Bicha e Bica D’água; Engenho em São Gonçalo do Rio das Pedras; a Comunidade Quilombola de Fazenda Santa Cruz; Pedra Redonda; Ribeirão; Águas Claras; Marques; Saia; Mumbuca; São José das Maravilhas; Engenho no distrito de Pedro Lessa; na Comunidade Quilombola de Ausente; no Morro do Paiol; Várzea de Cima e Várzea de Baixo; no Posto Agropecuário, em Brumado e no distrito de Deputado Augusto Clementino.

Cabe ressaltar que a implantação e a substituição dos sistemas de abastecimento de água foram feitas em parceria com as Comunidades e seus moradores. Em todas as comunidades, após levantamento dos pontos de coleta e metragens necessárias, os moradores doaram sua mão de obra para que o trabalho fosse executado.

“Estamos enfrentando uma seca sem precedentes em nosso município e a administração municipal, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária e pela Secretaria Municipal de Obras, Transportes, Urbanismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável tem se esforçado para conseguir suprir a escassez em nossas comunidades. Não pouparemos esforços para que nossos cidadãos e produtores familiares consigam passar por esse período sem grandes prejuízos”, declarou esperançoso o prefeito Nondas. “Precisamos agradecer aos nossos cidadãos que abraçaram a causa, junto de suas comunidades para resolvermos os problemas das localidades. Sem eles, esse trabalho não poderia ter sido executado”, completou o Prefeito.

Somado ao trabalho de doação dos tubos pela Secretaria de Agricultura e Pecuária, a Secretaria Municipal de Obras, Transportes, Urbanismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, vem realizando o abastecimento de água de várias comunidades e localidades rurais desde o dia 19 de agosto deste ano. Esse trabalho vinha sendo executado utilizando apenas um caminhão pipa, mas que a partir do mês de setembro com a chegada de um novo caminhão pipa, o atendimento das demandas pode ser efetuado com agilidade.

O novo caminhão pipa, proveniente de emenda parlamentar do senador Carlos Viana, junto ao caminhão que a prefeitura já possuía, abasteceram diversas comunidades e seus moradores com cerca de 330.000 (trezentos e trinta mil) litros de água. “Com a chegada do período chuvoso sabemos que em algumas comunidades o abastecimento está se normalizando, mas ainda não podemos relaxar. Precisamos que a população mantenha o uso consciente de água e continue economizando, principalmente nessa época de escassez hídrica. Enquanto isso, continuaremos abastecendo as comunidades que precisarem e para isso precisamos do apoio das comunidades e suas associações comunitárias”, completou o prefeito Nondas.

crise-hidrica-4 crise-hidrica-5 crise-hidrica-6 crise-hidrica

Voltar
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.