Municípios se unem pela conclusão das obras de pavimentação da Estrada Real, no trecho entre Serro e Diamantina
13.09.2021
Os municípios do Serro, Diamantina e Conceição do Mato Dentro lideram movimento de cidades históricas que solicitam a conclusão das obras de pavimentação da Estrada Real no trecho entre Serro e Diamantina, via distritos turísticos de São Gonçalo do Rio das Pedras e Milho Verde.
O referido trecho é o último segmento da Estrada Real sem pavimentação e compreende uma faixa de 37,39 km de extensão, dos quais 20,56 km já foram pavimentados, restando cerca de 16.83 km não pavimentados.
Os distritos, famosos por sua beleza natural e seus roteiros histórico-culturais e gastronômicos, recebem anualmente milhares de turistas que buscam vivenciar o cotidiano dos locais e apreciar o acervo material e imaterial do interior de Minas Gerais.
A iniciativa dos municípios visa o desenvolvimento do turismo regional visto que, junto ao retorno social e econômico que a atividade trás para as localidades em questão, qualifica os acessos aos atrativos turísticos dos municípios, trazendo retornos imensuráveis quanto a infraestrutura local e a expansão do turismo, refletindo diretamente em todos os municípios da região.
Junto aos municípios do Serro, Diamantina e Conceição do Mato Dentro, representados pelos prefeitos Nondas Miranda, Juscelino Roque e José Fernando, respectivamente, outros 20 municípios do Vale do Jequitinhonha e do Médio Espinhaço assinaram documento que será entregue ao governador Romeu Zema e ao Secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade Urbana de Minas Gerais, Fernando Marcato, pedindo pela obra, sendo eles, os prefeitos de Gouveia, Antônio de Souza; de Alvorada de Minas, Valter Costa; de Santo Antônio do Itambé, Ronam Salles; de Capelinha, Tadeu Fernandes; de Couto Magalhães de Minas, José Eduardo Rabelo; de Datas, Narlisson Martins; de Felício dos Santos, Ricardo Rocha; de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves; de Leme do Prado, Joseany Santos; de Presidente Kubitscheck, Lauro de Oliveira; de Senador Modestino Gonçalves, José Geraldo Neves; de Turmalina, Zilmar Lopes; de Ferros, Raimundo Menezes Filho; de Jaboticatubas, Eneimar Marques; de Dom Joaquim, Geraldo Gonçalves; de Morro do Pilar, José de Matos Neto; de Congonhas do Norte, Fabrício Otoni; de Passabém, Ronaldo de Sá; de Santo Antônio do Rio Abaixo, Alexandre Rodrigues de Souza; e de Santana do Riacho, Fernando Burgarelli.
“Quando lançamos a ideia, sabíamos que nossos amigos prefeitos nos apoiariam. O trecho é o último pedaço da Estrada Real que ainda não é pavimentado e com o término dessa obra, nossos municípios estarão mais bem preparados para receber os turistas. Já somos um dos principais destinos turísticos de Minas Gerais e com a pavimentação do trecho, tenho certeza de que avançaremos um degrau a mais em busca de explorar todo o potencial turístico que temos. Agradeço a cada um dos prefeitos que abraçou a causa e que engrossa nosso pedido ao Governo de Minas Gerais”, declarou emocionado o prefeito Nondas.