Câmara de Serro entrega títulos de cidadania honorária a Serranos por adoção


11.10.2017

Na noite do dia 28 de Setembro, a Câmara Municipal, em Sessão solene, entregou títulos de Cidadão Honorário de Serro ao Revmo. Padre Maurílio Vaz da Silva, Senhora Maria de Lourdes Moreira Pires e Professor Teotônio Magalhães.

Estiveram presentes à Sessão o Prefeito Guilherme Simões Neves, o Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Diamantina D. Darci José Nicioli e o Padre Pedro Ferreira Lopes, além de diversas autoridades, familiares e amigos dos agraciados.

O Professor Teotônio Magalhães se fez representar pelo Cônego José Gabriel de Oliveira.

Os títulos foram entregues pelos Vereadores Paulo de Tarso Reis Araújo, Roberto da Silva Ribeiro e Dilson Lourenço Carmindo respectivamente ao Padre Maurílio, Sra. Maria de Lourdes e Professor Teotônio.

Autor do livro “Avancem para Águas Profundas”, o Padre Maurílio registra na sua obra, que não é apenas uma reflexão ou um convite, mas um desafio para todos que são batizados, para que tenham mais coragem de se colocar a serviço dos irmãos, através de tantos dons que recebem de Deus.

Ao lado de oito irmãos, foi educado num lar de virtudes cristãs e de amor. Homem humilde, desprendido de bens materiais e de muita disposição em servir a Deus, sua vida foi de total e irrestrita entrega ao serviço da Igreja.

Com o olhar voltado para a causa dos menos favorecidos, o Padre Maurílio ensina o Evangelho da valorização do ser humano, traça os caminhos do Senhor para ofertar a Eucaristia em consonância com preceitos essencialmente católicos, no calor dos ensinamentos da fé, em nome de Deus Pai, Filho e Espírito Santo.

Maria de Lourdes Moreira Pires nasceu no município de Sabinópolis, em 20.07.1921, filha de José Luiz Moreira e Mariana Salgueiro Nunes do Carmo.

Embora não seja serrana de nascimento, adotou o Serro como sua terra natal, portanto serrana de coração.

Fez seus primeiros estudos no Grupo Escolar Sabino Barroso, em Sabinópolis.

Transferindo-se para o Serro, ingressou no Grupo Escolar Dr. João Pinheiro, onde concluiu o 1º. Grau em 1932. Cursou Adaptação e Normal no Colégio Nossa Senhora da Conceição, tendo se diplomado em 1937. Nessa época, contando apenas 16 anos, iniciou sua carreira no magistério como Professora Substituta.

Em 1939, casou-se com José Antônio Carlos Pires, com quem teve 14 filhos.

A dedicação à família não a impediu de levar à frente sua missão de magistério, já como professora rural do Pasto do Padilha, assumindo posteriormente regência de classe no Grupo Escolar João Pinheiro.

Mesmo com dedicação intensa ao magistério, Maria de Lourdes Moreira Pires desenvolveu diversas atividades na área social, marcando sua trajetória nesse campo com liderança e seu perfil nitidamente empreendedor.

Esteve á frente de diversos movimentos sociais pela inclusão de pessoas carentes, em campanhas para obtenção de habitação para desabrigados ou em situação de risco, em missões especiais para coleta de agasalhos e alimentos.

Assim, antecipando-se aos programas sociais oficiais, participou de ações e iniciativas particulares e de pastorais, com vistas a criar um espírito de solidariedade social e de responsabilidade por inclusão e cidadania. Entre elas podemos citar: Campanha para manutenção da Casa de Caridade Santa Tereza; Construção de barracões; Bazar; Campanhas de Nutrição.

Em abril de 2015, em Belo Horizonte, aos 93 anos de idade lançou seu primeiro livro “Valores do Serro”. Trata-se de uma coletânea contendo aproximadamente 600 nomes de serranos que, segundo a autora, se destacaram na cidade em diversas profissões.

A obra é fruto de um trabalho de muitos anos dedicados por Dona Lourdes ao garimpo dos dados, encontrados em pesquisas bibliográficas, mas também através das boas conversas e dos pedidos de informação a moradores da antiga cidade mineira.

A arrecadação com a venda dos livros foi usada para compra de tecidos para confecção de roupas de cama para o Hospital do Serro.

O maior legado de sua biografia, mais que títulos formais ou obras físicas, são o patrimônio de sua influência positiva na formação dos alunos que passaram por ela e, a marca de seu perfil entusiasta e empreendedor em tudo que realizou e realiza na família e na comunidade.

O Professor Teotônio Magalhães destaca-se por sua atuação ativa, consistente e permanente em movimentos comunitários, focados em projetos sócio educacionais, como empreendedor voluntário e com visão missionária voltada para melhorias de geração de qualidade de vida.

Fonte: Câmara Municipal de Serro

Voltar
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.