Outubro Rosa


11.10.2017

 A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org). A popularidade do outubro rosa alcançou o mundo com ações de prevenção pela detecção precoce do câncer de mama.

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no Brasil com a estimativa de 57.960 casos novos em 2016 segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer). Os homens também podem ser acometidos, porém é raro, correspondendo apenas a 1% do total de casos da doença.  Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver o câncer de mama.   A idade é um dos principais, sobretudo acima dos 50 anos. Outros fatores aumentam a probabilidade de ter a doença como: primeira menstruação antes dos 10 anos e menopausa após 55 anos, nunca ter tido filhos, não dar o aleitamento materno, primeiro parto após 35 anos, uso de terapia de reposição hormonal pós-menopausa por tempo prolongado, obesidade (IMC>30), alcoolismo e fatores hereditários. Dentre este: histórico de câncer de mama em mãe ou irmã ou homem ou outros parentes antes dos 40 anos e ainda histórico de câncer de ovário ou trompas em parentes do 1º grau. Os sintomas de alerta são abaulamento ou retração da pele da mama e secreção mamilar espontânea. Nos estágios inicias a doença não apresenta sintomas, por isso a importância de fazer o rastreamento. De acordo com o Ministério da Saúde, deve ser realizado nos serviços públicos a mamografia bianual nas mulheres de 50 aos 69 anos, autoexame das mamas mensalmente e consulta ginecológica anualmente. Nas mulheres de alto risco a mamografia deve ser anual.

O diagnóstico precoce é muito importante para detectar a doença no estágio inicial tendo a possiblidade de 90% de sucesso do tratamento.

O câncer de mama tem cura! Vamos ficar alertas aos sinais e fazer o rastreamento de maneira adequada!!!

Voltar
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.