Cenário da Pandemia no Serro muda em um mês


16.05.2021

O Hospital do Serro e a Casa de Caridade Santa Tereza nos últimos dias de abril e princípio de maio tem convivido com uma taxa de internação por pacientes confirmados ou com suspeita para a COVID-19 próxima de zero.

Em meados de março, a situação do município era o oposto da encontrada hoje. As altas taxas de contaminação levaram o Hospital a ter 100% de ocupação dos leitos habilitados para receber pacientes diagnosticados ou suspeitos para COVID-19.  

Com a ocupação total e a expectativa de receber mais pacientes, foram habilitados dois leitos emergenciais para realizar o atendimento dos pacientes que porventura precisassem do serviço ambulatorial. 

Com os novos leitos habilitados e a nova demanda de custos, o prefeito Epaminondas Pires de Miranda assinou junto ao diretor-presidente da Casa de Caridade Santa Tereza, Delson de Miranda Tolentino, novo convênio que  prevê o repasse da quantia de R$15.000,00 (quinze mil reais) mensais para custeio do Serviço de Urgência e Emergência para Combate à Pandemia da COVID-19 para os serviços médicos, de enfermagem e fisioterapia. 

“São inúmeros os desafios que a Pandemia tem nos imposto. Estamos aprendendo e investindo diariamente para que possamos conter o avanço da doença e temos conseguido. Nosso hospital chegou a ter 100% dos leitos da Ala COVID ocupados e foi necessário abrir mais dois leitos. Esse novo convênio visa auxiliar na manutenção da nova demanda”, explicou o prefeito Nondas. “De lá pra cá o panorama mudou e hoje podemos comemorar esse resultado. Tudo isso é fruto da incansável luta de nossos profissionais e da nossa população que abraçou o combate à COVID-19. Foram tomadas medidas drásticas, mas que surtiram efeito e hoje estamos em um cenário mais tranquilo. Lembrando que ainda não vencemos à COVID-19. Estamos no caminho e a população tem que se manter firme, seja o uso da máscara, seja no distanciamento social ou evitando aglomerações. Precisamos de toda a comunidade nos apoiando para que o Município prospere. Contamos com todos”, encerrou o Prefeito. 

Para a secretária Municipal de Saúde de Serro, Karina Pertile, a diminuição da taxa de contaminação e da ocupação hospitalar é resultado do trabalho integrado e do empenho de todos no combate a pandemia.  “Esse resultado é fruto de um trabalho de parceria, entre as equipes de saúde, o Comitê Extraordinário COVID-19, a Equipe de Fiscalização e a população”, declarou Karina. “O apoio dos parceiros, em especial da câmara de vereadores, tem sido fundamental. A ampliação da vacinação também tem papel importantíssimo. Mas, para que esse resultado se mantenha, precisamos continuar contando com a colaboração de todos, porque a pandemia ainda não acabou”, alertou a Secretária.

Voltar
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.