CEJUSC Itinerante chega à Comarca de Serro
06.09.2017
Aconteceu no dia cinco desse mês, na cidade de Serro, solenidade que marcou a expansão do centro judiciário de solução de conflitos e cidadania da comarca de Serro.
Na ocasião foi assinado convênio entre os municípios integrantes da comarca: Serro, Santo Antônio do Itambé, Serra Azul de Minas e Alvorada de Minas.
Estiveram presentes o 3º Vice Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e Superintendente da Assessoria de Gestão e Inovação do Tribunal, Desembargador Saulo Versiani Penna; a Juíza Diretora do Foro e Coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Serro, Drª Caroline Rodrigues de Queiroz; o Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Desembargador Armando Freire; o Juiz Auxiliar da 3ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Juiz de Direito Maurício Pinto Ferreira; o Promotor de Justiça da Comaca de Serro, Dr.Mauro Renê Costa Filho; o prefeito municipal de Serro, Guilherme Simões Neves; o prefeito municipal de Santo Antônio do Itambé, João Antônio Baracho Júnior; o prefeito municipal de Alvorada de Minas, Vitor Hugo Ferreira; o prefeito municipal de Serra Azul de Minas, Leonardo do Carmo Coelho; o Presidente da Câmara Municipal de Conceição do Mato Dentro e presidente da ACAM Associação das Câmaras Municipais e Vereadores, Vereador João Marcos Otoni Seabra de Souza; Vice-presidente da Câmara de Serro, Silvana Aline Dumont Hallack, Dr. José Augusto da Silva Neto; o Presidente da OAB Serro, Dr. Cláudio Leonardo Batista e diversas autoridades e Sociedade Civil.
CEJUSC Itinerante Santo Antônio do Itambé MG
No mesmo dia, a cidade de Santo Antônio do Itambé recebeu o CEJUSC Itinerante.O CEJUSC Itinerante e o Posto de Cidadania, no município de Santo Antônio do Itambé MG, faz parte do projeto de expansão do CEJUSC da comarca de Serro. Essa iniciativa visa facilitar o acesso à Justiça a todos que residem em municípios ou em locais afastados da sede da comarca, Mediante a realização de audiências e outras funções da atividade jurisdicional, além de informações, encaminhamentos e outros serviços prestados no setor de cidadania.
Com a instalação deste Posto de Cidadania no Município, o TJMG ofereceu à sociedade meios consensuais de solução de conflitos, tanto em processos em andamento quanto em casos não ajuizados, além de proporcionar ao cidadão um atendimento mais eficaz, aproximando-se da sociedade e contribuindo para a disseminação da cultura da paz.
Participaram do evento:
- CEJUSC; Ministério Público;
- Cartório Eleitoral;
- Prefeitura de Santo Antônio do Itambé/MG;
- Polícia Civil; OAB-Subseção Serro;
- PUC – Serro;
- Correios;
- CEMIG,
- Apoio da Polícia Militar e Polícia Civil.
Casos, que foram levados ao préprocessual do centro judiciário de solução de conflitos
O préprocessual do Centro Judiciário de Solução de conflitos é competente para atender qualquer tipo deconflito em que seja legalmente possível a realização de acordos, buscando soluções para promover o entendimento entre as pessoas, como por exemplo:
- no caso de dívida;
- descumprimento de obrigações;
- devolução de objetos emprestados;
- desvio de esgotos para o terreno do vizinho;
- criação de animais soltos que possam prejudicar ou incomodar os vizinhos;
- conflito com vizinhos;
- pensão alimentícia e guarda consensual de menores;
- inadimplência de condomínio.
Não foram atendidos pelo pré-processual do Centro Judiciário de Solução de Conflitos casos em que a competência absoluta seja de outros órgãos da Justiça ou que haja impossibilidade pela falta de jurisdição necessária ao caso, como por exemplo:
- qualquer caso envolvendo relação de trabalho;
- separação judicial;
- ações criminais;
- contra órgãos públicos (exceto obrigação de fazer);
- aposentadoria/benefícios INSS;
- FGTS.