Trajetória do Prefeito Juscelino Brasiliano Roque


15.12.2020

Prefeito eleito para o segundo mandato, Juscelino Roque ocupou importantes cargos durante sua trajetória, muitos antes de assumir o posto de Chefe do Executivo. Com vasta experiência em vários cargos exercidos, muitos a partir do voluntariado, Juscelino já foi Diretor do Consórcio SAMU, Vice’Presidente do Circuito dos Diamantes, Conselheiro de Turismo do Estado, Conselheiro Superior da FAFIDIA, Conselheiro Superior da FAFEOD, Conselheiro do INSS, Vice-Presidente da FEDERAMINAS, Presidente do Conselho da Comunidade da Comarca de Diamantina, Presidente da APAC na cidade, além de Presidente da ACID, Provedor da Santa Casa de Caridade de Diamantina, Presidente do CISAJE, Vice-Presidente da AMAJE e, atualmente, é vice-presidente da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial e integra a diretoria da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais. 

Juscelino Brasiliano Roque nasceu em Diamantina em 21 de abril de 1960, dia da inauguração da cidade de Brasília, Distrito Federal. Ele recebeu seu nome em homenagem ao então Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, amigo íntimo de seu avô, Ernesto Roque. Filho mais velho de um bombeiro hidráulico e seresteiro, Antônio Roque, e da dona de casa Etelvina, Juscelino conheceu desde menino a necessidade da luta, ajudando a criar seus seis irmãos. Foi, ainda criança, cuidador de cavalos no Mercado Velho de Diamantina, vendedor de esterco e de picolé, jardineiro e engraxate. Seu primeiro emprego formal foi aos 17 anos e seu caminho de muita batalha seguiu até que ele se formasse técnico em contabilidade, fizesse inúmeros cursos de aperfeiçoamento pessoal e profissional e se sagrasse reconhecido empresário em Diamantina. 

Casado há mais de 30 anos com Simone, é pai de três filhos, Jussilene, Fabrício e Gabriel, e avô do Pedro Henrique. Juscelino nasceu e permaneceu em Diamantina. Na cidade, criou sua família e edificou suas obras, porque decidiu desde cedo, por amor a essa Terra, que o que ele conseguisse construir de bom na vida seria em Diamantina ou para Diamantina. 

Em 2016 aceitou o desafio de se candidatar a prefeito, tendo o apoio do povo aos seus ideais de um novo modo de fazer política, com a firmeza e retidão de caráter de sempre, Juscelino foi eleito e deu início ao seu primeiro mandato. Sua gestão revolucionária o fez ser reeleito em 2020 e muitos o consideram o melhor Prefeito da história de Diamantina, pela forma comprometida, dinâmica, corajosa e o espírito inovador e empreendedor com que conduziu e conduz a administração pública municipal.

Voltar
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.