Estudante de Letras Serrano vence 4° concurso literário e tem conto selecionado para livro que celebra a cultura preta


15.12.2020

Obra conta com participação de diversos autores nacionais. Editora realiza financiamento coletivo para que livro tenha uma versão física.

O estudante e escritor de Serro MG Wanderson Henrique Santos (Henrie S Reis)  foi  um dos vencedores do concurso literário “Não Pararemos de Lutar” promovido pela Psiu Editora, que reúne contos de diversos autores nacionais.

"O racismo em todas as suas formas e manifestações tem sido cada vez mais noticiado, ainda assim algumas pessoas não acreditam na existência do mesmo ou só se fazem de desentendidas, a cultura preta é extremamente rica e linda e segue sendo negligenciada as vezes demonizada; a antologia Não paremos de lutar vem para desmistificar e popularizar traços dessa cultura que permanecem ignorados" comenta.

O autor que já participa de outras antologias da editora contribui para esta com dois contos, "Próxima parada: justiça social" que aborda a manifestação do racismo estrutural no cotidiano de uma vendedora de doces e "Princesa Negra" que acompanha Paris, mais velha entre três irmãos cuida da casa e da família desde a morte da mãe, a moça que vive dos trabalhos como cabeleleira tem seus momentos quando celebra a alegria e orgulho do seu povo com sua voz e a fé em seus guias.

De acordo com Flávia Stopa, uma das organizadoras da Antologia, a ideia vem de uma necessidade vivenciada dia a dia por ela, por ser afrodescendente. “Infelizmente enfrentamos o racismo todos os dias, que nos diminui e nos coloca como coadjuvantes de pessoas brancas. Por isso tivemos a ideia de criar um livro que celebrasse a nossa cultura e nossas conquistas como pessoas pretas”.

“No livro 'Não Pararemos de Lutar' você encontrará os dias de glória, de muito axé, festas e alegrias, celebrando a cultura, a fé, o gingado, e o amor do povo preto, que lutou e continua lutando por seus direitos”, comenta Felipe Martins, organizador do projeto.

"Um livro sobre pretos escrito por pretos em uma época em que ainda antagonizam a pele negra é um divisor de águas, um manifesto que grita por justiça e pela valorização de uma cultura que é tão julgada". Comenta.

FINANCIAMENTO COLETIVO

Para que haja uma versão impressa do livro “Não Pararemos de Lutar” a Psiu Editora, em parceria com os autores, estão realizando um financiamento coletivo, também conhecido como vaquinha virtual, com valor de começar a partir de R$ 15.

"Contribuir com o financiamento coletivo é a maneira inicial de se adquirir um exemplar físico do livro e garantir que haja essa versão. A literatura brasileira é riquíssima mas ainda pouco valorizada, por isso os projetos promovidos pela Psiü são tão abrangentes e necessários na atualidade. Ajude esse livro a ter sua versão impressa e difundir de maneira justa a cultura preta no mundo".

Henrie S Reis

O financiamento coletivo pode receber apoios até o dia 8 de janeiro de 2021. Para saber mais sobre segue o link:

Não Pararemos de Lutar:

catarse.me/naopararemosdelutar

 

Voltar
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.