Prefeitura assina termos de adesão com a EMATER e a COPASA


14.07.2017

O Prefeito Gonçalo Valdivino Pereira e seu vice Welligton Sebastião de Paula vêm trabalhando para dar à população uma melhor qualidade de vida.

Eles têm o apoio do presidente da câmara municipal vereador Gustavo Mágno Moreira.

No mês de junho o prefeito Gonçalo Valdivino participou em Belo horizonte da assinatura do termo de adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos-PAA, na Emater e do termo de adesão a uma Carta de Compromisso com a preservação do Rio das Velhas, na COPASA.

O PAA foi criado em 2003, pelo Governo Federal e, consiste na compra de alimentos de Agricultores Familiares ou de suas organizações, com dispensa de licitação, e de acordo com as modalidades, tendo como finalidade doação à rede sócio assistencial ou pessoas em risco de insegurança alimentar, formação de estoques públicos ou nas organizações dos agricultores.

É operacionalizado em quatro modalidades: 1 - IPCL: Incentivo à Produção e Consumo do Leite (PAA – Leite) 2- Doação: a) Compra Especial com Doação Simultânea (CAEAF) b) Compra Direta Local da Agricultura Familiar (CDLAF) 3- CDAF: Compra Direta da Agricultura Familiar 4 – CPR Estoque: Formação de Estoques pela Agricultura Familiar.

A Carta de Compromisso com a preservação do Rio das Velhas é um documento coletivo, que define a atuação sistêmica e coordenada de vários atores, com o objetivo de promover ações que garantam a disponibilidade de água em quantidade e qualidade, para a segurança hídrica da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, especialmente para a Região Metropolitana de Belo Horizonte. O documento é focado em três pontos principais: melhoria da qualidade da água e redução da poluição (tratamento de esgotos), conservação e produção de água, além de gestão ambiental e participação social.

Durante a solenidade, o presidente Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) do Rio das Velhas, Marcus Polignano, ressaltou que o manancial vem sofrendo, há décadas, com exploração e maus tratos. Ele lembrou, ainda, que a escassez hídrica atinge Minas Gerais há cinco anos consecutivos e tem mantido baixos os níveis de vazão das Velhas.

Voltar
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.