Região do Serro ganha rota turística com foco no Queijo Minas Artesanalz
18.12.2024
A região do Serro, reconhecida por sua arquitetura, patrimônio cultural e belezas naturais, inaugurou na última segunda-feira, 2 de dezembro, a “Rota do Queijo – Região do Serro”.
A Rota do Queijo é um projeto idealizado pelo Sebrae Minas e pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). O objetivo é promover o turismo de experiência, destacando o queijo como principal atrativo. A rota oferece degustações harmonizadas com frutas, quitandas, vinhos, espumantes, cervejas, geleias, licores e, claro, toda a hospitalidade do povo mineiro.
A região produtora do queijo do Serro abrange os municípios de Alvorada de Minas, Coluna, Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim, Materlândia, Paulistas, Rio Vermelho, Sabinópolis, Santo Antônio do Itambé, Serra Azul de Minas e a cidade que dá nome à região, Serro. São mais de 900 produtores e agricultores familiares que mantêm viva uma tradição com mais de 300 anos.
O lançamento ocorre na mesma semana em que Minas Gerais aguarda o reconhecimento do “Modo de Fazer o Queijo Minas Artesanal” como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, título concedido pela Unesco, cuja confirmação está prevista para quarta-feira, 5 de dezembro.
O evento de inauguração, realizado no Museu Regional Casa dos Ottoni, contou com a presença de empreendedores, produtores e diversas autoridades.
Acesse o Livreto Digital da Rota do Queijo do Serro e conheça mais sobre o projeto acessando o link: https://heyzine.com/flip-book/6d584462b1.html#page1