Seminário Boas Práticas na Saúde reuniu profissionais de toda macrorregião e Secretário Estadual de Saúde em Diamantina
15.12.2023
A secretária Municipal de Saúde de Serro, Karina Pertile, juntamente com a Coordenadora de Atenção Básica, Fernanda Teixeira Vieira e a Enfermeira da ESF Vila do Príncipe, Kellen Silveira, representaram o município de Serro no 1º Seminário de Boas Práticas do Programa Saúde em Rede, na Macrorregião do Jequitinhonha, realizado em Diamantina.
O “Saúde em Rede” é um projeto Estratégico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) que começou a ser executado em 2019, tendo a Macrorregião Jequitinhonha como área piloto, que visa, por meio da qualificação das equipes de Atenção Primária (APS) e de Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), dos municípios mineiros, melhorar a qualidade dos serviços de saúde prestados por essas equipes ao cidadão.
O evento contou com participação de diversos municípios da Macrorregião, que apresentaram resultados dos trabalhos realizados durante a execução do Programa, além de propiciar a troca de experiência entre os gestores da saúde.
Dentre os presentes ao evento, estavam o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti; o presidente do COSEMS e secretário Municipal de Saúde de Berizal, Edivaldo Farias; o subsecretário de Regionalização, Darlan Venâncio Thomaz Pereira; além de diversos gestores de saúde, profissionais da saúde e participantes interessados na pauta debatida.
Um dos mediadores do evento foi o professor Eugênio Villaça, uma das maiores referências brasileira em saúde pública no mundo e consultor do Conselho Nacional de Secretários de Saúde - CONASS.
Também no evento, esteve o representante da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, Márcio Paresque, responsável pelo treinamento das equipes e gestão do programa.
Em Serro, foram implantadas diversas melhorias nos serviços baseadas na metodologia apresentada, como a organização das agendas nas Unidades de Saúde, melhoria no acesso aos serviços, dentre outros.
Essas melhorias levaram o município a evoluir dentro do programa Previne Brasil. Em dados divulgados pelo Ministério da Saúde, no segundo quadrimestre de 2023, o ISF (Índice Sintético final), que corresponde ao cálculo do desempenho municipal do conjunto dos sete indicadores de desempenho previstos, saltou de 8,49 para 9,54, que corresponde a um aumento de 12.37% em relação ao quadrimestre anterior.