Serro lança Programa Alimenta Brasil
09.03.2023
Prefeitura vai adquirir quase 341 mil em hortifrutigranjeiros de 61 agricultores familiares em 2023
A Secretaria de Agricultura e Pecuária de Serro assinou na manhã da sexta-feira, dia 24 de fevereiro, o contrato com 61 agricultores familiares do município que venderão seus produtos para ao Programa Alimenta Brasil – PAB.
O PAB visa a aquisição de produtos da agricultura familiar e a destinação para pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, atendidos pela rede socioassistencial, por equipamentos públicos de saúde.
Em 2023 serão 61 agricultores familiares vendendo diretamente seus produtos, um crescimento de 154,17% se comparado ao ano de 2022.
Em Serro, seis instituições recebem as doações dos produtos: a APAE; o Recanto José Antônio Salles Gomes; a Casa Esperança de Apoio; o CRAS; o CRIASER e a Casa de Caridade Santa Tereza.
A cerimônia de Assinatura dos Contratos e Lançamento Oficial do Programa aconteceu no auditório da Escola Municipal Infantil Irmã Carvalho e contou com a presença do prefeito de Serro, Nondas Miranda; do secretário de Agricultura e Pecuária, Moisés Barbosa; da secretária de Desenvolvimento Social, Paola Miranda; da Coordenadora do CRAS, Rosilene Mota; da vereadora Maria Leonor Clementino (Nôia); do vice-presidente do CMDRS, Josué Correia dos Santos; da presidente do CRIASER, Silma Nunes Mourão e representantes das secretarias municipais e os agricultores familiares participantes.
O Programa Alimenta Brasil - PAB criado por lei federal, visa promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar, pautando na inclusão Produtiva Rural das famílias.
O orçamento do Programa Alimenta Brasil é composto por recursos do Ministério da Cidadania, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e demais órgãos públicos que façam uso da modalidade Compra Institucional.
“Esse Programa é um incentivo para os agricultores familiares. Somente por ele serão adquiridos mais de R$ 340.000,00 em 2023. Somados aos outros programas, como o Vale-Feira, PNAE e outros, nesse ano serão destinados quase R$ 1.200.000,00 na aquisição de produtos oriundos da agricultura familiar. E isso é só o começo. Queremos que mais pessoas se entusiasmem e passem a plantar”, comentou o prefeito Nondas.