Atualização cadastral de famílias serranas pelos Agentes Comunitários de Saúde
19.12.2022
Os Agentes Comunitários de Saúde são profissionais que atuam junto às famílias em seus domicílios de forma próxima e acolhedora.
Através de visitas domiciliares é feito o cadastramento das famílias, identificando a situação de saneamento e moradia, sendo apontando assim o acompanhamento mensal da situação de saúde das famílias.
O cadastramento familiar é um dos fundamentos do trabalho na Estratégia Saúde da Família (ESF) e objetiva conhecer as famílias residentes na área de atuação das equipes de cada ESF, oferecendo informações para a realização do diagnóstico situacional em saúde.
Esse cadastro familiar, dentre outros objetivos, visa manter os gestores da Saúde Pública atualizados quanto à situação de saúde por meio da análise dos dados levantados, considerando as características sociais, econômicas, culturais, demográficas e epidemiológicas do território, priorizando as situações a serem acompanhadas no planejamento local.
A atualização dos cadastros das famílias está prevista, pela Política Nacional de Atenção Básica – PNAB, como uma atribuição comum a todos os profissionais das equipes de atenção básica.
Esse cadastro é de suma importância para a coordenação e planejamento das ações voltadas para a Saúde Pública em nosso município e os Agentes Comunitários de Saúde, periodicamente, estão fazendo as atualizações do cadastro das famílias.
Ressalta-se que é muito importante que os usuários passem as informações necessárias e forneça os documentos solicitados, especialmente o CPF, visto que toda o cadastro do usuário dentro do Sistema de Saúde é vinculado ao número do CPF de cada usuário.
Caso tenha dúvidas, converse com seu ACS ou procure sua Unidade Básica de Saúde.