Coordenação Pedagógica da Secretaria de Educação de Serro inicia visitas às unidades escolares da Rede Municipal
15.03.2022
A Coordenação Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Serro iniciou em março uma série de visitas às 27 unidades escolares do município.
A coordenadora pedagógica, Rita Irinéia do Nascimento Oliveira, a coordenadora da educação infantil, Wannessa Furtado Miranda e a coordenadora de educação inclusiva, Valéria Martins dos Santos, estiveram com os alunos da Escola Argentina Valério Costa, da Comunidade de Perobas.
Cabe ressaltar que, seguindo o cronograma de reformas das escolas municipais, com a reforma da unidade escolar da Comunidade de Perobas, a Escola Municipal da Comunidade está funcionando no prédio da Escola Municipal do Distrito de Pedro Lessa, onde os alunos de Perobas estão participando das atividades educacionais.
Na oportunidade foram realizadas atividades lúdicas e dinâmicas direcionadas para Matemática e Língua Portuguesa, por meio de contação de história com fantoches.
Complementando a visita, as coordenadoras estiveram em todas as salas, acompanhando as atividades e olhando os cadernos dos alunos, objetivando analisar e avaliar o nível da escrita dos estudantes.
“Foi um momento importante de interação e valorização do trabalho de nossos docentes. Esse com certeza é um ponto de partida para futuras intervenções, conhecendo presencialmente a realidade de cada escola e alunos de nosso município”, comentou a coordenadora pedagógica Rita Irinéia. “O retorno que tive das Coordenadoras foi incrível. Elas ficaram encantadas com a organização, acolhimento e o ambiente alfabetizador das salas”, declarou a secretária de Educação, Aline Miranda.
“É vital o trabalho lúdico e coletivo, em prol do Fortalecimento Pedagógico das nossas escolas. Professoras comprometidas, como as que visitamos na escola de hoje, é garantia de sucesso na aprendizagem dos nossos alunos”, finalizou a coordenadora Rita.
Na Comunidade do Jacu, a coordenadora de educação infantil, Wannessa Furtado Miranda, e coordenadora de Educação Inclusiva, Valéria Martins, estiveram na Escola Municipal Professor Francisco da Cunha Pereira e realizaram diversas atividades com os alunos: contação de histórias, práticas pedagógicas, acompanhamento das atividades desenvolvidas pelos docentes, entre outras.
"Nosso acompanhamento é uma forma de auxiliarmos o professor e supervisor, de analisar o processo de ensino, visando sempre uma educação de qualidade para nossos alunos. É imprescindível trabalharmos coletivamente para a busca de um ensino e aprendizagem igualitário e de excelência", comentou a coordenadora de educação infantil Wannessa Furtado Miranda.
Essas visitas são o ponto de partida para intervenções pedagógicas a serem implementadas mediante as dificuldades encontradas na unidade escolar.
"Ver a realidade da escola é engrandecedor. O trabalho a partir de momentos com o aluno, o professor e a escola em geral, nos dá segurança para desenvolver projetos significativos e assim conseguir sucesso no ensino aprendizagem", comentou a coordenadora de educação inclusiva Valéria Martins.
Somadas as visitas, a Coordenação Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação está desenvolvendo uma série de avaliações diagnósticas para fazer a sondagem do desempenho dos alunos, avaliando o ensino-aprendizagem mediante a realidade de cada escola.
A Escola Municipal Professor Francisco da Cunha Pereira, na Comunidade do Jacu, conta hoje com 13 alunos matriculados do 1º ao 5º ano da Educação Infantil.