Moradores de comunidades de Conceição do Mato Dentro concluem curso técnico do Senai com bolsa da Anglo American


06.09.2017

Dos 20 jovens bolsistas da companhia, oito já estão trabalhando em empresas ligadas à mineradora

Fomentar a qualificação profissional e a geração de emprego para a população local é um dos pilares da atuação da Anglo American em Conceição do Mato Dentro e região. No dia 23 de agosto, a empresa deu mais um passo nesse caminho. Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a Associação Comunitária de São Sebastião do Bom Sucesso (Ascob) e a Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro, 20 moradores de comunidades vizinhas à operação da empresa concluíram os cursos técnicos em Eletrotécnica e em Edificações. Eles receberam da mineradora uma bolsa integral para os estudos e oito deles já estão empregados na companhia ou em empresas parceiras.

 

Em 18 meses, o curso contou com a participação de 55 alunos, sendo que 29 se formaram em  Eletrotécnica e 26 em Edificações. Dos 20 formandos que receberam a bolsa integral da Anglo American, nove frequentaram aulas de Eletrotécnica e 11 as de Edificações. Os jovens, todos na faixa dos 18 aos 25 anos, são moradores das comunidades de Água Quente, Beco, São Sebastião do Bom Sucesso, Turco e Cabeceira do Turco.

 

“Se não fosse a bolsa, eu não teria feito o curso. Estou muito feliz. Agora posso dizer que tenho uma profissão”, orgulha-se Cristiano Pereira, 19 anos, nascido e criado na comunidade do Turco. Ele é um dos formandos do curso de Edificações e tem motivos para comemorar: já está empregado, trabalhando na Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda),  parceira da empresa.

 

O jovem explica como é o seu trabalho, no qual coloca em prática o que aprendeu no curso de técnico em Edificações. “Sou responsável pela medição do ruído nas três estações de medição, todas interligadas em tempo real. Cada ponto tem um limite de decibéis. Na Cabeceira do Turco, por exemplo, são 40 decibéis.”, detalha Cristiano Pereira. Segundo o jovem técnico, ele é o primeiro da família a trabalhar em uma empresa ligada à mineradora. “E é meu primeiro emprego para valer”, ressalta, mostrando que o primeiro emprego ninguém esquece.

 

Carolina Pacífico, 19 anos e moradora da comunidade da Cabeceira do Turco, é outra jovem que se formou nessa semana, no curso de técnico em Eletrotécnica. “A parte com a qual mais me identifiquei foi a elétrica predial. Aprendemos a fazer instalações elétricas em casas e prédios, calculando tudo direitinho para chegar nos pontos certos, fazer a instalação certa”, conta Carolina, que é natural de Betim, mas vive em São Sebastião do Bom Sucesso há 10 anos.

 

A nova eletrotécnica de Conceição do Mato Dentro está feliz por ter feito o curso no Senai. “Gostei muito. No início foi difícil, pois é uma área que eu não conhecia, não tinha noção. Depois a gente vai pegando a noção das matérias e passa a ter vontade de estudar mais. Se tiver oportunidade, vou fazer outros cursos”, comenta. Boa parte da família de Carolina trabalha em empresas ligadas à Anglo American. O pai e um tio, por exemplo, estão na Sapore, que fornece refeições para a mineradora.

 

Foco na capacitação

Com o foco em viabilizar oportunidades de capacitação para a comunidade local, a Anglo American reformou o Ginásio São Francisco para instalação do Senai na cidade. Desde então, a empresa, já formou mais de 600 profissionais em parceria com a instituição, todos moradores da região. Do total de formandos, cerca de 500 deles foram contratados.

Voltar
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.