NOTÍCIAS > Saúde e Ciência
NOTÍCIAS > CIDADES > Alvorada de Minas
Alvorada de Minas no Combate ao novo Coronavírus
16.04.2020
A Prefeitura Municipal de Alvorada de Minas, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que ações e medidas para prevenção, controle e contenção dos riscos de danos e agravos à saúde em decorrência do COVID-19 tem sido realizadas em parceria com todas as Secretarias Municipais, Câmara Municipal, Policia Militar e outras entidades.
Reforçamos o apelo a toda população de se manterem em isolamento social "FIQUE EM CASA". Utilize informações somente dos meios de comunicação oficiais do Governo Municipal, Estadual e Federal (site e redes sociais) para evitar as fake-news.
Para a população em geral, permanecem as orientações para medidas de higiene, sendo elas:
- Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel;
- Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir;
- Evite aglomerações;
- Mantenha os ambientes bem ventilados;
- Não compartilhe objetos pessoais;
- Sendo possível, utilize máscaras de pano em locais públicos.
Ações que têm sido desenvolvidas frente à pandemia
- Vacinação Influenza porta a porta (da população alvo da campanha), afim de evitar aglomeração de pessoas nas unidades de saúde.
- De acordo com o decreto Municipal nº: 19, de 23 de maio de 2020, foi determinado a proibição de eventos públicos e privados com aglomeração de pessoas.
- As consultas eletivas da Atenção Primária (nas Unidades Básicas de Saúde) em todo o município ficam suspensas, somente atendendo casos de urgência.
- Suspensão de funcionamento do comércio local, exceto farmácias, padarias, mercados e supermercados, açougues, postos de gasolina e distribuidora de gás.
- Pulverização com Hipoclorito a 1% em locais de grande circulação de pessoas.
O município, através do Comitê Gestor de prevenção e contingenciamento do COVID_19, implantou barreiras sanitárias com intuito de promover orientações e obter informações do estado de saúde das pessoas que transitam pelo município. Essas informações são importantes e necessárias para que o serviço de saúde local monitore esse público que tem chegado à região.
Ainda, de acordo com o decreto Municipal, não é permitido o acesso de vendedores ambulantes.
Tais barreiras estão localizadas na sede, no distrito de Itapanhoacanga e na comunidade de São José do Jassém. Atuam nestas barreiras os funcionários da Prefeitura Municipal e alguns voluntários da Câmara Municipal e da comunidade.
Também, a Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a equipe de Vigilância em Saúde, alerta a população sobre a importância de se prevenir de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.
Em ação educativa realizada do dia 09 a 13 de março 2020, foram encontradas larvas em vários pontos da cidade e houve notificações de casos suspeitos para dengue, portanto, reforçamos a necessidade da prevenção.
Faça a sua parte, pois a nossa estamos fazendo!!!
FAÇA SUA PARTE E AJUDE NO COMBATE À DENGUE!