Conceição do mato dentro vai se tornar referência como cidade mineradora sustentável


14.08.2021

Município aderiu à Race to Zero e à Declaração de Edimburgo, durante evento online realizado na primeira semana de agosto

A Prefeitura de Conceição do Mato Dentro se reuniu na quinta-feira, dia cinco de agosto, com representantes de diversos setores da mineração e meio ambiente, para reafirmar seus compromissos com a agenda climática durante o evento “Conceição do Mato Dentro Sustentável”.

Na ocasião, o município aderiu à Race to Zero, campanha global da ONU que visa reunir liderança, cidades e agentes mobilizadores em prol de uma recuperação zero de carbono; e à Declaração de Edimburgo, documento de posicionamento dos governos locais em contribuição à negociação do Novo Marco Global para a Biodiversidade Pós-2020, que será adotado durante a realização da 15ª Conferência das Partes da Convenção da Diversidade Biológica (CDB).

Além do prefeito Zé Fernando, da vice-prefeita Ivete Otoni e outras autoridades locais, também marcou presença o cônsul do Reino Unido em Minas Gerais, Lucas Brown, representantes de organizações de diversos setores, como ICLEI América do Sul e Brasil, Anglo American, Instituto Espinhaço, Parque Natural Municipal do Tabuleiro, Governo do Estado de Minas Gerais.

Ao entender as oportunidades desses recursos para o desenvolvimento econômico local e para a conservação da natureza do território, Conceição do Mato Dentro, associada ao ICLEI desde 2018, decidiu repensar seu futuro e priorizar a sustentabilidade.

“O princípio para um desenvolvimento econômico descarbonizado é a apropriação política, que se materializa hoje com a assinatura dos acordos globais, e o segundo é transversalidade e possibilidade de todas as políticas públicas receberem o olhar da emergência climática e da preservação da biodiversidade”, afirma Rodrigo Perpétuo, secretário executivo do ICLEI América do Sul.

Conceição de Mato Dentro e o ICLEI América do Sul

Em 2018 a cidade se comprometeu com o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia, e participou, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da Conferência sobre Conservação da Biodiversidade no Nível Local: Experiências com Áreas Protegidas Locais no Brasil, Colômbia, Equador e Peru, realizada em Quito (Equador), no âmbito do projeto Áreas Protegidas Locais.

Também foi sede e apoiou a organização da edição mineira do evento “O Brasil que cuida de suas águas: Construindo as Bases para o Programa Nacional de Revitalização de Bacias Hidrográficas”, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Espinhaço.

Voltar
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.