Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal da região do Serro é revalidado em reunião do Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (Conep)
18.12.2024
O CONEP realizou sua 1ª reunião extraordinária de 2024, na tarde de ontem (26), na sede do IEPHA-MG, com abertura do Presidente do Conselho, Secretário de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.
Completado mais de 20 anos do Registro dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal da região do Serro, o CONEP aprovou com unanimidade a revalidação do reconhecimento como Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais. Na reunião, também foi aprovada a abertura do Registro que visa a ampliação desse reconhecimento para outras regiões produtoras de Queijo Artesanal em Minas.
O Conselho deliberou pela aprovação da Proteção do Patrimônio Toponímico Mineiro que prevê a criação do Cadastro que visa reconhecer, proteger e promover os nomes próprios de lugares que possuem relevância histórica, cultural ou simbólica para o Estado. O cadastro busca preservar a memória e a identidade cultural mineira, assegurando que topônimos significativos sejam valorizados e divulgados.