SERRO SE MOBILIZA PARA A TRADICIONAL FESTA DO ROSÁRIO 2023
06.06.2023
Novenas a partir de 23 de Junho na Igreja do Rosário
A Festa do Rosário é um momento ímpar de tradição e cultura, que somados a fé fervorosa e pulsante, arraigadas na comunidade serrana e nos Grupos Tradicionais Folclóricos, traz para as ruas serranas a mais genuína expressão de fé, cultura e tradição popular do município, em uma mistura de cores, ritmo, cânticos e danças, nativos e não nativos se unem na celebração de festejos homenageando e agradecendo à Nossa Senhora do Rosário.
A Festa do Rosário, promovida por uma união entre a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, Associação dos Congados, Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Conselho Municipal de Patrimônio, Conselho Municipal de Turismo e Prefeitura Municipal de Serro, é um espetáculo inigualável atraindo ao longo do ano, inúmeros visitantes, devotos e curiosos acerca de sua história, tradições e rituais envolvidos na celebração de sua Festa e a aura mística que envolve a Santa.
Para muitos, é impossível descrever a Festa do Rosário e seus ritos, sendo que somente quem participa consegue compreender e vislumbrar toda a misticidade que envolve o festejo.
A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário existe no Serro desde 1716 e, desde então, se destaca na perpetuação desta celebração preservando e imortalizando a tradição e a cultura renovando a fé e a devoção dos moradores, e trazendo ao público participante, parte da história dos povos formadores da nação brasileira e suas especificidades.
Regida por rituais específicos, a Festa do Rosário parte da lenda narrada que conta o aparecimento milagroso de Nossa Senhora do Rosário sobre as águas do mar.
Na lenda, os portugueses, representados pelos Marujos, pediram à Senhora do Rosário para que os acompanhasse à terra firme, mas não foram atendidos.
Em seguida, os índios, representados pelos caboclos, também rogaram à Nossa Senhora do Rosário que ela fosse junto a eles, mas também sem sucesso.
Somente quando os negros, representados pelos catopés, tocaram seus instrumentos, dançaram e rezaram, a Virgem do Rosário deixou-se ser conduzida para terra.
Por acompanhar os negros, Nossa Senhora do Rosário passou a ser reconhecida como a protetora dos negros, sendo chamada a partir de então de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos.