Editorial: Comemorações, alegrias e poesia
22.08.2018
Comemorando o Dia dos Pais, trazemos boas notícias para as famílias mineiras, especialmente dessa gente que vive aos pés do Médio Espinhaço, na Minas histórica. E se aplaudimos os Pais, aplaudimos também, de forma efusiva, os 160 anos da Casa de Caridade Santa Tereza, orgulho e honra do Serro, para todo o sempre!!! Descendo um pouquinho no mapa, chegamos a Conceição do Mato Dentro e reportamos que a Câmara dos Vereadores realizou o primeiro Cine-Câmara de 2018, levando cidadania, arte e cultura para a família conceicionense. Subindo um pouquinho no mapa, reportamos que a prefeitura de Diamantina, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão e com a colaboração do Ministério Público Estadual, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, da Fundação Diamantinense de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão – Fundaepe e do Instituto Biotrópicos, está implantando na cidade um dos mais modernos sistemas de atualização e adaptação do planejamento urbano. As cidades históricas de Minas andam juntas com o tempo.
Vale destacar o esforço diuturno que a Câmara de Vereadores do Serro e seu presidente estão demovendo nos últimos meses para a participação e presença da população do Serro em suas audiências, sessões, debates e votações. Poucas vezes se viu uma movimentação tão intensa da Câmara do Serro neste sentido. A iniciativa do Legislativo da cidade é louvável.
Para colocar um pouco mais de sabor nessa conversa, destacamos a saborosa receita na Coluna Temperos Mineiros, assinada pela ilustre chef serrana Eloísa Cardoso, que assim como fez e faz Dona Lucinha, enobrece e dignifica nossa cozinha histórica além fronteiras.
E para finalizar com poesia, trazemos a matéria do aguardado livro de poemas de nosso colaborador e colunista Petrônio Souza Gonçalves, que nesse livro vem colocar seu nome ao lado dos grandes poetas nacionais. Estamos orgulhosos da publicação do Petrônio, que tem lançamento agendado para o feriado de sete de setembro em Milho Verde, ao lado de ninguém mais ninguém menos que Toninho Horta, um dos maiores músicos deste Planeta.
Assim vamos nós nessa edição, desejando uma saborosa leitura a todos, cheia de alegrias e poesia.