Diamantina: O Melhor Carnaval do Interior de Minas
15.02.2019
Organizado pela Prefeitura Municipal, o Carnaval de Diamantina em 2019 vai apresentar aos foliões uma rica programação cultural que envolve a participação de blocos, charangas, bandas, empresas parcerias, bares e restaurantes, todos dedicados a realizar a melhor festa momesca das cidades históricas de Minas Gerais
Blocos caricatos tradicionais, blocos infantis, blocos de abadás e blocos universitários, animados por charangas ou por percussão própria, irão realizar mais de 50 cortejos no Circuito de Blocos que se estende entre o Centro Histórico e o Largo Dom João. Neste ano, o grande destaque fica por conta das concentrações dos blocos, as quais vêm se estruturando cada vez mais como espaços diferenciados para curtir a folia antes de “botar o bloco na rua”.
Bandas de Diamantina que durante o ano se apresentam nos palcos da cidade e da região comandarão a folia no Espaço Largo da Alegria, no Largo Dom João. Doze shows, de variados estilos musicais, foram pensados para receber o público que também curte a passagem dos blocos na “parte alta da cidade”.
Conhecidas pela marcante presença da percussão em suas apresentações, as bandas Batcaverna, Bartucada, Saideira e UH!Bloco tem como endereço certo durante o Carnaval o palco do Espaço Folia na Praça do Mercado Velho, que vai receber também a banda Jack Boris. Visão privilegiada para o palco, conforto e comodidade é o que terão os foliões que optarem por curtir a festa no Espaço Vip estruturado pela Prefeitura dentro do Mercado Velho.
Para deixar a folia ainda mais gostosa, bares e restaurantes estão elaborando pratos, drinks e sobremesas especiais para apresentar aos foliões a gastronomia local no Festival Gastrô Folia.
Completando respectivamente 10 e 40 anos, as bandas Sambeco e Becudos do Motta não se farão ausentes do Carnaval que ajudaram a construir e a consolidar como uma das mais renomadas festas do Brasil.
Em 2019, o Carnaval de Diamantina irá evidenciar para todos o porquê que a cidade se tornou Patrimônio Mundial e por que está buscando o título de Cidade Criativa da Música, mostrando o que há de melhor em sua tradicional folia, com seus blocos carnavalescos, bandas, músicos, atrativos culturais e naturais, e mais ainda, o melhor de sua hospitalidade, que é o próprio povo: o diamantinense!