Segurança pública: 144ª CIA DE POLÍCIA MILITAR EM AÇÃO


18.10.2019

Conceição do Mato Dentro

Na madrugada do dia três de setembro, uma terça-feira, a Polícia Militar de Conceição do Mato Dentro recebeu denúncias de que no Bairro Córrego do Pereira estava ocorrendo um intenso tráfico de drogas, praticado por indivíduos oriundos de outras cidades e que traficantes teriam assumido o controle do comércio ilícito de drogas na cidade. De posse dessas informações e com a descrição dos autores, foi realizada uma Operação Antidrogas na localidade, que ao avistar a presença policial, o autor L.H.S.M (24) saiu correndo, deixando escondidos em matagal uma meia com 15 buchas de maconha, uma caixa contendo 10 pinos com cocaína e sete pedras de crack. Em continuidade ao rastreamento foram localizados os autores L.P.P.F (20) e J.F.S.D (21), vulgo “Gordinho”, que seria o chefe da “Boca de Fumo”, praticando o tráfico ilícito de drogas. Durante as abordagens e buscas nas imediações, foi localizado no quintal da residência dos autores um tambor que estava enterrado, contendo um revolver calibre 32, uma sacola plástica com 118 buchas de maconha, 169 pinos espendorf contendo cocaína, mil pedras de Crack envolvidas em papel alumínio e também foi localizado um caderno contendo a contabilidade do tráfico e um aparelho celular. Os autores foram conduzidos presos até a Delegacia de Polícia em Diamantina/MG, e todo material apreendido. 

No dia seis de setembro, uma sexta-feira, por volta da 1h da manhã, os militares da VP 27535, receberam as informações repassadas pela equipe do turno anterior de que estaria passando no município um veículo transportando drogas ilícitas. Com base nisso foi montada uma operação batida policial, na Praça da Saudade, entrada da cidade. No local a guarnição obteve êxito em abordar a motocicleta Honda CG 150, de cor preta, placa HOH 0828/MG, sendo conduzida pelo autor M.V.M.T. e E.E.S, e ao ser dado busca pessoal, foram encontrados em uma jaqueta sacola plástica contendo 106 gramas de uma substância análoga ao crack, cinco pinos de uma substancia análoga a cocaína, um tablete pequeno de maconha e R$ 7,00 em dinheiro. Os portadores informaram que tinham adquirido a referida droga em Belo Horizonte e estava trazendo para serem comercializadas na cidade do Serro e região. Diante dos fatos foram dada voz de prisão em flagrante delito aos autores, por tráfico ilícito de drogas, e conduzidos até a Delegacia de Plantão de Diamantina, onde ficaram aos cuidados da polícia judiciaria. 

No dia 12 de setembro, uma quinta-feira, durante operação de batida policial, em virtude de denúncia anônima, acerca de tráfico ilícito de drogas no bairro Cruzeiro, foi desencadeada a operação em que após vários levantamentos, foram abordados dois indivíduos, que ao perceberem a aproximação policial, tentaram dispensar 10 pinos de uma substancia análoga a cocaína e quatro buchas de uma substância análoga a maconha. Sendo o veiculo utilizado na prática criminosa apreendido, juntamente com a quantia de R$ 131,00 e dois aparelhos celulares. Os autores, C.P.S.O e C.J.N.R, foram conduzidos a Delegacia de Plantão da cidade de Diamantina.

No dia três de setembro foi realizada operação antidrogas em Conceição do Mato Dentro, sendo apreendidos 179 pinos de cocaína, 1007 pedras de crack, 133 buchas de maconhas e uma arma de fogo. Foi realizada também prisão de indivíduo por conduzir veículo sob influência de álcool.

Em Conceição do Mato Dentro foram realizadas palestras no CEFORM (Centro de Formação de Promoção Humano) com os temas “Criança feliz e saudável longe das drogas” e “Caindo na real”. 

Serro

Durante o mês de setembro, policiais militares da 144ª Cia PM realizaram operações policiais logrando êxito na apreensão de armas de fogo, motocicletas com sinais de adulteração, simulacro, quantidade significativa de drogas, além de recuperar produtos de furto e cumprir mandados de prisão.

No Serro, no dia oito de setembro, após o recebimento de denúncias, foi realizada a prisão de um indivíduo que estava efetuando disparos de arma de fogo no bairro Bela Vista, e a apreensão da arma de fogo. No dia 24 de setembro, durante Operação conjunta entre Militares do Serro, Alvorada de Minas e Diamantina, foi apreendida uma arma de fogo e munições.

A Polícia Ambiental de Serro em conjunto com o IEF e Secretaria de Meio Ambiente ministraram palestra ambiental e após o evento foi realizado mutirão para recolhimento de lixo no “Poção de Três Barras”, um dos principais pontos turísticos do Serro.

Foi realizado também o apoio policial durante o evento “Terceira Pedalada da Independência”.

Santo Antônio do Itambé

Foi feita uma operação policial com militares de Santo Antônio do Itambé, culminando na apreensão de um tablete de maconha e dois pinos de cocaína.

No dia 20 de setembro, em Santo Antônio do Itambé, após recebimento de denúncias, foi realizada a apreensão de um veículo, suspeito de ser utilizado como auxílio ao tráfico de drogas, que após ser realizada a abordagem foi constatado que se encontrava com licenciamento atrasado.

Foi realizado também o apoio policial durante o evento “Pedal da Arte”. 

Serra Azul de Minas

Em Serra Azul de Minas foi apreendida uma arma de fogo, uma motocicleta com numeração de chassi e motor adulterados. 

Foi dado ênfase também às medidas preventivas, gerando uma interação entre Polícia Militar e sociedade. Em Serra Azul de Minas estão sendo ministradas aulas do PROERD, tendo como objetivo de transmitir aos jovens uma mensagem de valorização da vida, e da importância de manter-se longe das drogas e da violência, reforçando também a importância da amizade e supervisão dos pais aos filhos.

Dom Joaquim

Foi recuperado em Dom Joaquim um ce-lular furtado em data pretérita e realizada apreensão do menor infrator.

Alvorada de Minas

Em Alvorada de Minas foi cumprido mandado de prisão em desfavor de autor de feminicídio, ocorrido em Jaboticatubas e a apreensão de uma motocicleta com sinal de adulteração. Além de operação conjunta com militares do Serro, resultando também em cumprimento de mandado de prisão de foragido que estava na localidade Bom Jesus.


A Polícia Militar de Minas Gerais está atualizando o Sistema de Atendimento à Sociedade. As ligações via “190” estão centralizadas na cidade de Diamantina. Para o melhor atendimento é importante que sejam informados o maior número de características e detalhes dos fatos ocorridos. É possível também o contato direto com a PM do Serro, por meio do telefone (38) 3541-1308 ou acionamento de uma viatura policial durante o patrulhamento.


Dicas de Segurança - Nota Falsa

É muito importante que as pessoas saibam verificar se o dinheiro que estão recebendo é verdadeiro e para isso passaremos algumas dicas, para que a população possa saber identificar a autenticidade de uma nota.

Quando você receber uma cédula, observe sempre os principais elementos de segurança.

Nas notas da Primeira Família do Real (notas mais antigas) verifique a:

  • Marca d'Água: que pode ser vista ao segurar a cédula contra a luz, o animal que ilustra a nota deverá estar visível na área clara, à esquerda.
  • Imagem Latente: Coloque a nota deitada, com o canto esquerdo voltado para você, e veja aparecer às letras BC, que estavam escondidas.
  • Registro Coincidente: Segure a nota em direção à luz e você verá que o desenho das Armas Nacionais aparece completo. As partes impressas no verso casam certinho com as da frente.
  • Alto-Relevo: Passe o dedo sobre algu-mas áreas da nota e sinta o alto-relevo.

Nas cédulas da Segunda Família do Real (modelos no-vos), além de verificar a marca d'agua e o alto relevo, você também poderá observar:

  • Número Escondido: Ao colocar a nota na altura dos olhos, na posição horizontal, em um lugar com bastante luz, você vê o número da cédula aparecer na área indicada.
  • Faixa Holográfica (nas notas de 50 e 100 reais): ao movimentar a folha você vê alguns efeitos, como a figura do animal da cédula, o número e a palavra reais se alternam…
  • Número que Muda de Cor (nas notas de 10 e 20 reais): Movimento a cédula e você verá que o número 10 ou 20 mudaram de cor, do azul para o verde.   

Essas são algumas dicas para que você possa identificar a veracidade das cédulas e, caso desconfie ou constate que são falsas entre em contato com a Polícia Militar, pelo telefone 190.

Voltar
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.