Produtores rurais do Programa Crescer, da Anglo American, são premiados em Mundial do Queijo


Crédito: Divulgação Anglo American.

19.04.2024

Produtores de queijo minas artesanal da região do Serro (MG) apoiados pelo Programa Crescer, da Anglo American, conquistaram seis premiações no 3º Mundial do Queijo do Brasil, realizado na última semana, em São Paulo (SP). Ao todo, quase dois mil produtos foram avaliados em quatro dias de evento. Além de representantes do Brasil, estavam presentes queijeiros de outros 14 países.

Entre os participantes do Crescer, o produtor Idanir Miranda, de Alvorada de Minas (MG), conquistou uma medalha de ouro do concurso. Os outros vencedores foram: Irenice de Fátima Bicalho e Geovani Madureira Bicalho, de Conceição do Mato Dentro (MG), com uma medalha de prata; Rute Vertelo, de Alvorada de Minas, com uma medalha de prata; Neusa Pimenta, de Alvorada de Minas, com duas medalhas de prata por dois produtos diferentes; e Lindomar dos Santos, do Serro (MG), com uma medalha de bronze.

Sobre o reconhecimento obtido no concurso, Idanir conta que se trata de uma “sensação única dessa conquista maiúscula. O queijo é feito com muita dedicação e carinho. Dediquei todo meu saber e modo de preparo, e o resultado chegou no momento certo. A sensação é prazerosa, pois ajudei a colocar o nome do meu município e de toda a região do Serro no topo do mundo”, comemora.

Sobre o apoio do Crescer, o queijeiro afirma que “o programa deu a oportunidade de me desenvolver dentro dos desafios de produção e de comercialização do queijo. Participo da iniciativa desde o início e sou muito grato a cada palavra e suporte dado pelas equipes que nos apoiam”.

Mais sobre o Crescer

O sucesso dos queijos produzidos com apoio do programa é um dos resultados das iniciativas da Anglo American no âmbito do seu Plano de Mineração Sustentável, dentro do pilar Comunidades Prósperas. O Crescer, que é desenvolvido com apoio da ONG TechnoServe Brasil, busca o desenvolvimento socioeconômico e sustentável de comunidades que acolhem as operações da empresa, contribuindo com a valorização das cadeias de valor locais. 

“A iniciativa está baseada em diagnósticos aprofundados das vocações, potencialidades e necessidades de desenvolvimento locais para ofertar assessoria técnica, gerencial e capacitações, de forma a alavancar produtos, carreiras e negócios”, explica Daniel Tito Guimarães, gerente de Sustentabilidade e Integração da mineradora. 

Na região do Minas-Rio, o Crescer já apoiou o desenvolvimento das seguintes cadeias de valor: queijo minas artesanal, turismo, desenvolvimento de governos, jovens, horticultura, apicultura, quitandas e empreendedorismo em geral. Em números, desde 2017, o programa já desenvolveu 156 produtores de queijo do Serro, 17 apicultores e 40 horticultores, além da graduação de 2.009 jovens, de 166 pessoas do setor do turismo, e da capacitação de 264 agentes públicos.

“É muito gratificante ver que o programa está cumprindo seu objetivo e contribuindo para que o queijo da região do Serro seja cada vez mais reconhecido e valorizado em todo o mundo. Todo esse trabalho vai ao encontro do nosso propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas”, destaca Guimarães.

Sobre a Anglo American

A Anglo American é uma empresa líder global em mineração e nossos produtos são essenciais em quase todos os aspectos da vida moderna. Nosso portfólio de operações competitivas de classe mundial, que inclui uma ampla gama de opções de desenvolvimento futuro, fornece metais e minerais para um mundo mais limpo, mais verde e mais sustentável, atendendo ao rápido crescimento das demandas diárias de bilhões de consumidores.

Com nossas pessoas no coração dos nossos negócios, utilizamos práticas inovadoras e as mais recentes tecnologias para descobrir novos recursos e minerar, processar, movimentar e comercializar nossos produtos, os quais possibilitam a vida moderna para os nossos clientes – de forma segura, responsável e sustentável.

Como produtora responsável de cobre, níquel, metais do grupo da platina, diamantes (por meio da De Beers), minério de ferro de qualidade premium e carvão metalúrgico para siderurgia, além do projeto de nutrientes naturais em desenvolvimento, estamos comprometidos em atingir a neutralidade nas emissões de carbono em nossas operações até 2040. De forma mais ampla, por meio de nosso Plano de Mineração Sustentável, estamos comprometidos com uma série de metas desafiadoras para garantir que trabalhemos em prol de um meio ambiente saudável, desenvolvendo comunidades prósperas e construindo confiança como líder corporativo.

Trabalhamos em conjunto com nossos parceiros de negócios e diversas partes interessadas para liberar o potencial do valor sustentável que esses recursos representam para as comunidades e países onde operamos, para nossos acionistas, além da sociedade como um todo. A Anglo American está reimaginando a mineração para melhorar a vida das pessoas.

Informações à imprensa

  • Oficina Consultoria – imprensaangloamerican@oficina.ci 
  • Filipe Barboza – (31) 98888-8598 – filipe.barboza@oficina.ci 
  • Adriana Valadares – (31) 99932-5073 – adriana.valadares@oficina.ci 
     

Crédito: Divulgação Anglo American.

Voltar
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.